Arte da Sustentabilidade

Por: Gustavo Mesquita Rampini

As novas tecnologias empregadas na produção artística contemporânea, ajudam a reduzir as emissões de CO2 na atmosfera. Os artistas contemporâneos buscam não só reutilizar e reciclar os materiais utilizados na fabricação de suas obras, mas também a questão ambiental e propõem nas obras uma reflexão sobre o tema.

O artista plástico Nelson Lernier, durante um workshop “bate-bola”, ocorrido entre os dias 21 e 23 de Janeiro de 2008 no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, provocou muito aos seus alunos que façam arte nova com idéias, metodologias e materiais novos ou reutilizados.

Na Exposição Futuro do Presente, que trouxe ao público, real (que foi andando ou de veiculo) e virtual (que pôde optar, sem saber, em não emitir CO2 na utilização de transporte, utilizando o site http://www.itaucultural.org.br), obras sobre sustentabilidade (Futuro implícito no Presente) nas convergências das mídias e linguagens utilizadas para se produzir Arte em Ambiente de crise climática.

O uso de materiais colhidos no lixo e a volta do humano ter o contato com a Natureza, onipresente e onisciente. Todos e cada um de nós fazemos parte de um todo é o vemos na obra de Chiara Banfim intitulada: Jardim Suspenso formada por duas mesas de aço, de alturas diferentes, cada uma delas dotada de uma abertura por onde o visitante pode introduzir a cabeça, servem de suporte para este jardim cultivado por erva-cidreira e citronela. A proposta é promover alterações na perspectiva do olhar e na experiência sensorial do visitante.

Outra obra que merece destaque é: “elemento desaparecendo/elemento desaparecido” do artista Cildo Meirelles é uma “obra–provocação” pois  chama atenção para a escassez da água. Você amigo leitor, ao segurar um picolé derretendo sobre o Sol, pode lembrar  do derretimento das calotas polares .

No ambiente urbano da Cidade de São Paulo, os Outdoors foram, após a Lei Kassab, substituídos por Artdoors, graças à iniciativa de artistas. Vivemos em uma comunhão de comunicação com a Cidade, signos, semióticas torna-se comuns em mossas vidas. E a Arte se é utilizada para que o pensar sobre a Sustentabilidade do humano ser em seu Meio Ambiente. Uma manifestação artística seja ela na publicidade, texto, performance, etc ; é capaz de modificar comportamentos.

Não só pesquisadores, políticos e videntes são capazes de prever o Futuro… Já disse uma vez o ator Paulo Goulart em entrevista ao Programa Conexão Roberto Dávila:“os artistas estão sempre 20 anos à frente de tudo e de todos”. E a produção cultural, focada na sustentabilidade antecipa cenários e ajuda a população a compreender e mitigar os danos ambientais. Tudo aliado  a talento, beleza e criatividade. Comunicar = comunicar e (latin) = tornar comum. Se você ai, vive numa metrópole, comunique-se com ela; se mora no meio da mata, comunique-se com seu interior e se vive na net, comunique-se com o Ambiente do Meio! Consuma arte e produza sustentabilidade nas palavras e ações. Afinal, o Futuro só se construirá com um bom Presente no Dia de Hoje. 

Inovar e art inovar!

Sobre AMBIENTE DO MEIO

O Ambiente do meio foi criado em 2007 por uma necessidade de cooperar com os jornalistas e educadores bem como pessoas leigas em sua necessidade de encontrar informações sobre questões socioambientais. Nossa Missão: Informar com qualidade, visando a Ação para um meio ambiente sustentável baseado na Cultura de Paz e compartilhar a nossa visão de meio ambiente, norteados pela simplicidade e objetividade com qualidade e respeito aos direitos autorais. Nossa conquista: baseados em nosso conteúdo alguns colaboradores da mídia desenvolveram novos conteúdos que serviram de base em discussões acerca de nossas necessidades na resolução de problemas socioambientais, algumas empresas fizeram revisões em suas missões no quesito qualidade ambiental, nosso conteúdo foi referência para documentos de governo e é utilizado em meios acadêmicos.
Esse post foi publicado em educação e mudanças, eventos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s