Início » educação e mudanças » Arte da Sustentabilidade

Arte da Sustentabilidade

Por: Gustavo Mesquita Rampini

As novas tecnologias empregadas na produção artística contemporânea, ajudam a reduzir as emissões de CO2 na atmosfera. Os artistas contemporâneos buscam não só reutilizar e reciclar os materiais utilizados na fabricação de suas obras, mas também a questão ambiental e propõem nas obras uma reflexão sobre o tema.

O artista plástico Nelson Lernier, durante um workshop “bate-bola”, ocorrido entre os dias 21 e 23 de Janeiro de 2008 no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, provocou muito aos seus alunos que façam arte nova com idéias, metodologias e materiais novos ou reutilizados.

Na Exposição Futuro do Presente, que trouxe ao público, real (que foi andando ou de veiculo) e virtual (que pôde optar, sem saber, em não emitir CO2 na utilização de transporte, utilizando o site http://www.itaucultural.org.br), obras sobre sustentabilidade (Futuro implícito no Presente) nas convergências das mídias e linguagens utilizadas para se produzir Arte em Ambiente de crise climática.

O uso de materiais colhidos no lixo e a volta do humano ter o contato com a Natureza, onipresente e onisciente. Todos e cada um de nós fazemos parte de um todo é o vemos na obra de Chiara Banfim intitulada: Jardim Suspenso formada por duas mesas de aço, de alturas diferentes, cada uma delas dotada de uma abertura por onde o visitante pode introduzir a cabeça, servem de suporte para este jardim cultivado por erva-cidreira e citronela. A proposta é promover alterações na perspectiva do olhar e na experiência sensorial do visitante.

Outra obra que merece destaque é: “elemento desaparecendo/elemento desaparecido” do artista Cildo Meirelles é uma “obra–provocação” pois  chama atenção para a escassez da água. Você amigo leitor, ao segurar um picolé derretendo sobre o Sol, pode lembrar  do derretimento das calotas polares .

No ambiente urbano da Cidade de São Paulo, os Outdoors foram, após a Lei Kassab, substituídos por Artdoors, graças à iniciativa de artistas. Vivemos em uma comunhão de comunicação com a Cidade, signos, semióticas torna-se comuns em mossas vidas. E a Arte se é utilizada para que o pensar sobre a Sustentabilidade do humano ser em seu Meio Ambiente. Uma manifestação artística seja ela na publicidade, texto, performance, etc ; é capaz de modificar comportamentos.

Não só pesquisadores, políticos e videntes são capazes de prever o Futuro… Já disse uma vez o ator Paulo Goulart em entrevista ao Programa Conexão Roberto Dávila:“os artistas estão sempre 20 anos à frente de tudo e de todos”. E a produção cultural, focada na sustentabilidade antecipa cenários e ajuda a população a compreender e mitigar os danos ambientais. Tudo aliado  a talento, beleza e criatividade. Comunicar = comunicar e (latin) = tornar comum. Se você ai, vive numa metrópole, comunique-se com ela; se mora no meio da mata, comunique-se com seu interior e se vive na net, comunique-se com o Ambiente do Meio! Consuma arte e produza sustentabilidade nas palavras e ações. Afinal, o Futuro só se construirá com um bom Presente no Dia de Hoje. 

Inovar e art inovar!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.