Ir para conteúdo

Definição de Poluição

Por: Ana Marina Martins de Lima/ Ambiente do meio

O termo poluição é usado quando o ritmo vital e natural em uma área ou mais da biosfera é quebrado, afetando a qualidade ambiental, podendo oferecer riscos ao homem e ao meio, dependendo da concentração e propriedades das substâncias, como a toxidade, e da característica do ambiente quanto à capacidade de dispersar os poluentes, levando-se em conta não só as consequências imediatas, mas também as de longo prazo, tanto no ambiente como no organismo humano. (SCARLATO & PONTIN, 2006, p. 10-11).

OMM Alfred Lee
Foto: Alfred Lee/ OMM

Os problemas ambientais são causados por impactos originados por aspectos mais pontuais, mas que são ligados a um cenário maior, mais amplo. Este contexto maior abarca as atividades humanas que se encontra presente no meio urbano e rural e nos quais podemos mostrar seus efeitos geradores de impactos nos mais variados níveis do meio ambiente, tais como a poluição da água, do ar e do solo. Conforme descreve Valle (2004) “poluição ambiental pode ser definida como toda ação ou omissão do homem que, pela descarga de material ou energia atuando sobre as águas, o solo, o ar, causa um desequilíbrio nocivo, seja ele de curto, seja de longo prazo, sobre o meio ambiente… A definição do agente causador de poluição é dada como ser uma pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, responsável direta ou indiretamente pela atividade causadora da degradação ambiental.”

O meio, sendo base para as condições de geração e manutenção da vida de uma maneira geral, quando sofre ações externas modificadoras, passa a ser agente de impacto à saúde dos seres vivos, como o homem, e conforme Philippi (2004):“quando se analisam os impactos ambientais sobre a saúde, entendidos aqui como efeitos da apropriação humana sobre a natureza, verifica-se que é possível distingui-los em duas escalas: uma global e outra regional…. e ainda, os efeitos de escala global constituem-se no efeito estufa, interferências na camada de ozônio, perda de biodiversidade, desertificação”. A poluição pode ser portanto definida como uma consequência doa atos humanos.

Referência:

SCARLATO, Francisco Capuano; PONTIN, Joel Arnaldo. Do Nicho ao Lixo: ambiente, sociedade e educação. São Paulo: Atual Editora, 2006.

PHILIPPI, Junior, Arlindo, Romero, ANDRADE, Marcelo de, COLLET, Bruna Gilda. Curso de Gestão Ambiental. São Paulo: Malone, 2004.

 VALLE, Cyro Eyer do. Qualidade Ambiental: ISO 14000. 5º ed.. São Paulo: SENAC, 2004.

10 comentários em “Definição de Poluição Deixe um comentário

  1. Tem logica falarmos de coracao dos homens falando da biodiversidade ambiental dia pois dia. A poluicao e a contaminacao, esta solando todo mundo. E reconhecemos que mesmo os planetas prospero a ser Habitados como o marte estaem via de sofrer os fenomenos ambientais tal que a terra.
    Nem as energias renovaveis nem as renovaveis poderam ajudar a que e bom.
    Mais se reservarmos a flora e a fauna ligados pelos todos reinos segundo Wetheka a natureza podera ser restituida em forma duma recustruicao do Paraiso que Deus prospera para aHumanidade.

  2. Ola….

    Estou preparando meu TCC e escrevo sobre Sustentabilidade, estarei fazendo uso deste SITE.

    Agradesço as informações
    Abraço

  3. nossa essas definiçoes sao de mais vou pegar para minha feira cultural

  4. muito bom esse comentario serve para nos tomarmos mais cuidado antes de agredir o meio ambiente.

  5. Olá!
    Gostaria de saber qual é o autor da fotografia “Rio dos Sinos”. E se possível dar e-mail para poder contactar.

    Obrigado

  6. nuss mais bom essa definição…olha vo pegar emprestada para minha feira cultural ok?
    rsrsrrs…
    muito bom