Publicidade e Sustentabilidade

Por Gustavo Rampini

Edição: Ana Marina Martins de Lima

Eis a questão: Ser ou não Ser? (Sustentável, verde), fácil o querer difícil o fazer.

A questão da Sustentabilidade na empresa me remete ao Artigo do meu caro Arnaldo Jabor “para este governo não e preciso governar, basta parecer governar”.

As empresas, feito o governo, se vendem como sustentáveis, fazem diversas e crescentes propagandas na TV, sem de fato se sustentarem.

Sustentável, é aquilo que se sustenta! Ou seja, elas estão enganando os consumidores, que formados superficialmente no que tange a questões de meio ambiente natural, empresarial, urbano, etc. Deixam-se levar por notícias superficiais sobre as empresas.

A população brasileira está acostumada com o jargão “roubo, mas faço”, isto não pode acontecer com assuntos Ambientais, e deixar que as empresas “Poluo, mas invisto em programas sociais”, planto arvores, etc.

O negócio e não poluir!!! Estamos lidando com seres humanos! E a sustentabilidade de nosso planeta que está em risco! Existe tecnologia para fazer produtos limpos, mesmo que se esbarre em custo, mas de que custos? Dinheiro ou vidas? Escrevo este artigo ouvindo o programa Mundo Sustentável de meu caro André Trigueiro/CBN…

As Montadoras veículos e Refinarias e Governo (via ANP), estão desrespeitando uma Resolução CONAMA nº. 315 de Redução De Enxofre misturado ao Diesel aqui no Brasil e de 550ppm no diesel e l fora, 10ppm…

Segundo pesquisas da Faculdade de Medicina da USP e responsável pela morte de 3mil pessoas por ano, só na Cidade De São Paulo por doenças como o câncer, etc.

Depois dessa bomba, pergunto como se pode uma empresa dizer que é sustentável, se esta causa a morte pessoas devido à falta de qualidade de seus produtos, visando o lucro, apenas. Já dizia Saint Exupéry, em o Pequeno Principie: “Tu te tornas responsável por tudo aquilo que cativas”.  Se uma empresa cativa morte, ela e responsável por tal. Aprendi que publicidade é também coisa pública.  Em função disso, não se deve enganar.

Campanhas “verdinhas” soam até bonito, mas se vierem desprendidas de comprometimento, transparência, ISO’S e Controle efetivo de órgãos do Governo. Serão apenas mais uma Publicidade bonitinha, que vende bem um Produto e, nada mais além da mentira.

Se ela diz que está no Rumo da Sustentabilidade, está enganando o consumidor, e como dizia minha vovozinha: “mentira tem perna curta”.

Um comentário em “Publicidade e Sustentabilidade

  1. por favor gostaria de obter informações, noticias de empresas que dizem que fazem projetos sobre sustentabilidade e na verdade maltratam o meio ambiente

    Curtir

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s