Mutirão do Lixo Eletrônico

No próximo dia 30 de outubro a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo promoverá o Multirão do Lixo Eletrônico.

Veja abaixo as razões para você aderir a esta Atitude.

 

Perigos do Lixo Eletrônico

Na composição dos equipamentos eletrônicos existem substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo, cádmio, belírio e arsênio – altamente perigosos à saúde humana. Além disso, para se produzir os aparelhos também são utilizados compostos químicos retardantes de chamas e PVC, que demoram séculos para se decompor no meio ambiente. Em contato com o ar, as águas e o solo, e por exposição direta ou indireta via água de abastecimento e alimentos, essas substâncias podem distúrbios no sistema nervoso, problemas renais e pulmonares, câncer e outras doenças, podendo, inclusive, afetar o cérebro.Os metais pesados, com alta concentração no lixo eletrônico, têm a propriedade da bioacumulação nos organismos vivos e, dessa forma, se estender por toda a cadeia trófica, isto é, toda a cadeia alimentar, chegando ao topo onde se encontra o homem.
 
 
 

 

Veja o que cada um desses elementos químicos pode causar no organismo humano:

  • Chumbo – provavelmente, o elemento químico mais perigoso; acumula-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático.
  • Cobre – causa intoxicações; afeta o fígado.
  • Mercúrio – altamente tóxico, concentrações entre 3 g e 30 g podem ser fatais ao homem; é de fácil absorção por via cutânea e pulmonar; tem efeito cumulativo; provoca lesões no cérebro; tem ação teratogênica – malformação de fetos durante a gravidez.
  • Cádmio – acumula-se nos rins, fígado, pulmões, pâncreas, testículos e coração; causa intoxicação crônica; provoca descalcificação óssea, lesões nos rins e afeta os pulmões; tem efeito teratogênico e cancerígenos.
  • Bário – tem efeito vasoconstritor, eleva a pressão arterial e age no sistema nervoso central; causa problemas cardíacos.
  • Alumínio – favorece a ocorrência do mal de Alzheimer e tem efeito tóxico sobre as plantas.
  • Arsênio – acumula-se nos rins, fígado, sistema gastrointestinal, baço, pulmões, ossos e unhas; pode provocar câncer da pele e dos pulmões, anormalidades cromossômicas; tem efeito teratogênicos.
  • Cromo – acumula-se nos pulmões, pele, músculo e tecido adiposo; pode causar anemia, afeta o fígado e os rins; favorece a ocorrência de câncer pulmonar.
  • Níquel – tem efeito cancerígeno.
  • Zinco – entra na cadeira alimentar afetando principalmente os peixes e as algas.
  • Prata – tem efeito cumulativo; 10 g de nitrato de prata é letal ao homem.
A contaminação no homem pode ocorrer pelo contato direto com os elementos químicos, que entram na fabricação dos equipamentos eletrônicos. Isso acontece principalmente com os que manipulam as placas e os circuitos eletrônicos sem os devidos cuidados. É o caso de muitos trabalhadores que, sem outras fontes de recursos, dedicam-se a recuperar aparelhos do lixo para derreter as placas e comercializar o metal.Ocorre também de outra forma: com o lixo eletrônico jogado em aterros não controlados. Os metais tóxicos podem contaminar o solo e atingir o lençol freático, interferindo na qualidade dos mananciais. Caso a água venha a ser utilizada na irrigação, criação de gado ou mesmo no abastecimento público, o homem pode ser afetado.
 

 

  Mais informações sobre este evento e  os  locais  de coleta : 

http://www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodolixoeletronico/default.htm

 


Descubra mais sobre AMBIENTE DO MEIO ®

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

3 comentários sobre “Mutirão do Lixo Eletrônico

  1. Olá adorei a explicação sobre o lixo eletronico estou fazendo um curso em tecncia em meio ambiente amo de paixão a natureza as vezes chego mim emocionar com os acontecimentos…da que de Assu/RN estarei nessa luta contra o lixo eletronico..realmente não vamos devolver a natureza o q ela não criou….

    Abraços: Wedja Assu/RN

  2. ahei massa fiz um trabalho sobri é lixo na escola foi muito interesante aprendi muitas coisas que não sabia ,na minha casa tem um monte de lixo eletronico , para não poluir o meio ambeinte brigada adorei saber isso tudo

  3. ahei massa fiz um trabalho sobri é lixo na escola foi muito interesante aprendi muitas coisas que não sabia ,na minha casa tem um monte de lixo eletronico ,sei que não posso faz para não poluir o meio ambeinte brigada adorei saber isso tudo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.