No dia 22 de janeiro, em cerimônia no Museu de Arte Moderna, RJ, serão premiadas as empresas e iniciativas vencedoras do 3º Prêmio Brasil Meio Ambiente.
O Prêmio tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável e a continuidade e ampliação da consciência ambiental no país. Foram inscritos 188 projetos para esta edição do prêmio. A análise dos cases foi realizada com a estruturação técnica da Confederação Nacional da Indústria (CNI),os critérios de avaliação envolveram o cumprimento dos objetivos, seu grau de inovação e replicabilidade, a abrangência, a criatividade nas soluções, a utilização de tecnologias limpas ou inovadoras e a sustentabilidade do projeto.
Os projetos contemplados foram divididos em e doze categorias e os premiados foram: Banco Bradesco S.A (nas categorias “Ar” e “Fauna e Flora”); BAYER S.A. (“Água”); Furnas Centrais Elétricas S.A. (“Educação Ambiental”); Organoeste Biotecnologia & Participações Ltda. (“Resíduos”); Companhia Estadual de Águas Esgotos – Cedae (“Eficiência Energética” e “Meio Ambiente – Âmbito Estadual”); Japacanim Ecoturismo Ltda. (“Ecoturismo”); Fundação Orsa (“Meio Ambiente – Âmbito Municipal”); CWT Design Arte e Comércio de Artesanato Ltda. (“Meio Ambiente – Âmbito Federal”); Universidade de Marília (“Ação de Comunicação Social em Meio Ambiente”); Opus Multipla (“Campanha Publicitária Sobre Meio Ambiente”).
Foram escolhidas as seguintes empresas, profissionais e personalidades que se destacaram no setor ambiental em 2008 para receber uma homenagem especial do 3º Prêmio Brasil Meio Ambiente: CEMIG (Melhor Empresa); José Armando de F. Campos, da siderúrgica Arcelor Mittal (Melhor Empresário); Fernando Almeida, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS (Personalidade Brasil de Meio Ambiente); CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Destaque Terceiro Setor); Michelle Bachelet, Presidente do Chile (Destaque Latino Americano); Nelton Miguel Friedrich, diretor da Itaipu Binacional (Destaque Federal); Marilene Ramos, Secretária do Meio Ambiente do Estado do RJ (Destaque Estadual); Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, Secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (Destaque Municipal); Paulo Pizão, da Servec Ecologia (Destaque Especial).
Ana Marina Martins de Lima/ Ambientedomeio.com