Onde está a Educação? O Caos em São Paulo

 

São Paulo, 08 de setembro de 2009.
São Paulo, 08 de setembro de 2009.
Basta viver e nascer em uma cidade como São Paulo, para se perceber a ausencia de educação. Será que educação tem uma relação com informação?

Boa aparência é resultado de uma boa educação? O que de fato é a Educação? Eu costumo dizer que a educação esta longe de um banco escolar, uma faculdade ou mesmo uma pós graduação, doutorado, pós doutorado …. Enfim educar-se é estar preparado para um presente comum, ou se preferirem um futuro comum. A informação é um dos pontos para uma boa educação, mas a educação é uma questão de moral e bom senso. Eu me pergunto todos os dias onde esta a educação deste povo, que atravessa a cidade de São Paulo todos os dias para ir ao trabalho. No metro o melhor transporte do mundo um caos, um empurra daqui, empurra de lá . Colocaram bancos para idosos, deficientes, pessoas com crianças no colo, obesos e nem assim adianta, os jovem sentam e alguns fingem que estão dormindo e o idoso coitado vai em pé mesmo, talvez se todos tivessem “educação”, não seriam necessários estes locais especiais. No trem nada muda, embora seja um pouco mais rápido que o metro, não é confortável, quando para não se pode sair….A lotação um caos total, lembra tínhamos concorrentes linhas de ônibus, agora em alguns locais só as vans…e eles demoram até quinze minutos parados..até lotar, um abuso só…onde esta a educação de um ser estressado? São Paulo em dia de chuva nada anda a não serem as águas dos Rios que invadem as vias públicas, e vemos a educação transbordar: o lixo aparece.

Foto:Gustavo Rampini
Foto:Gustavo Rampini

Dia seco em São Paulo; umidade do ar baixa e vemos a educação e bom senso, conseguimos ver o ar, mas o ar deveria ser invisível. Vamos lá se informe, eduque-se, sua saúde está em jogo, nossa vida está em jogo. Poluição do ar = aumento de doenças respiratórias+ doenças cardíacas = mortes. Você tem duas opções ou ignora esta informação ou contribui. Que tal limpar o filtro do seu carro, participar de campanhas por um combustível mais limpo, regularizar o filtro de sua fábrica… não desligar no fim de semana….ande pelas vias de São Paulo, rumo ao interior a noite: uma neblina…poluição, vá para região de Mauá no domingo…

Enfim jogue o lixo no lugar adequado, solicite a subprefeitura orientações sobre como descartar o lixo. Não jogue em via pública e em terrenos baldios. Se quiser saber um pouco mais sobre o transtorno que isso nos traz visite uma estação de tratamento de esgoto e você ira se surpreender com a quantidade de lixo que é depositado na fase de grade amento. Enfim a boa educação é = respeito a si + respeito aos outros .

Ana Marina Martins de Lima/Ambientedomeio

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s