III SEMINÁRIO HOSPITAIS SAUDÁVEIS

Tivemos a oportunidade de participar das edições anteriores deste no qual o conceito de Hospital Saudável vem sendo discutido por profissionais da área da saúde. “Um Hospital Saudável é antes de tudo aquele que é capaz de promover a saúde e cura de seus pacientes, mas o conceito vai mais além um hospital saudável é um ambiente saudável também para o trabalhador e para o meio ambiente fazendo este também parte do conceito de sustentabilidade em todos os seus aspectos desde a compra sustentável, a biossegurança, o descarte correto de resíduos e a construção ecológica. Se faz portanto uma necessária aplicação dos conhecimentos de Gestão de Qualidade e Gestão Ambiental de forma harmoniosa”.  Ana Marina Martins de Lima/Ambientedomeio.

Nesta terceira edição, o evento deste ano terá como tema central: “O profissional de saúde comprometido com a segurança e a sustentabilidade da assistência”. O propósito deste seminário é contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos científicos, bem como divulgar de experiências e práticas bem sucedidas desenvolvidas por estabelecimentos de saúde. Será uma valiosa oportunidade para a troca de conhecimentos relacionados à proteção do meio ambiente, prevenção de eventos adversos a pacientes e trabalhadores, gerenciamento de riscos e de projetos socioambientais.

 Durante os dias 11 e 12 de novembro, haverá apresentações de mais de vinte convidados brasileiros e estrangeiros que irão discutir temas relevantes e atuais como riscos químicos e biológicos para os trabalhadores da saúde, gestão de resíduos e efluentes, edifícios verdes, impactos ambientais e sustentabilidade na assistência à saúde. Serão seis mesas redondas e uma conferência, compostas por especialistas renomados, abordando aspectos científicos, conceituais, legais e políticos, seguidos de relatos de experiências práticas em serviços de saúde. Todas as mesas incluirão debates com participação do público composto por cerca de 400 gestores, pesquisadores e profissionais de saúde de diversas regiões do Brasil. Dentre os palestrantes internacionais, está confirmada a presença da Enfermeira Susan Wilburn, Diretora Técnica de Saúde Ambiental e Ocupacional da Organização Mundial da Saúde, Genebra – Suíça, que irá proferir conferência sobre “A enfermagem e o meio ambiente, riscos ocupacionais e ambientais para os profissionais de saúde e a comunidade”.Também estão confirmadas a Dra. June Fisher, da Universidade da California – EUA, que participará de mesa redonda palestrando sobre dispositivos de segurança na prevenção de acidentes com perfurocortantes e a Arquiteta Alicia Preide, da AADAIH – Associação Argentina de Arquitetura e Engenharia Hospitalar, Buenos Aires – Argentina, palestrando em mesa redonda sobre edifícios hospitalares verdes e sustentáveis. Em breve será divulgada a programação completa do seminário. Assim como nos anos anteriores, o SHS 2010 contará com a cerimônia de entrega do prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, uma iniciativa da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo que visa reconhecer o esforço de serviços de saúde que desenvolvem projetos ambientais no âmbito do Sistema Único de Saúde SUS-SP. Hospitais e outras instituições ligadas à Secretaria de Estado da Saúde, interessados em participar do prêmio “Amigo do Meio Ambiente” devem procurar a Assessoria de Marketing do Gabinete da SES SP pelo telefone (11) 3066-8396 com o jornalista Denis. Mais informações sobre o SHS-2010 podem ser obtidas no site do CVS: http://www.cvs.saude.sp.gov.br, pelo e-mail resíduos@cvs.saude.sp.gov.br

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s