Conferência Ethos 360⁰

A Conferência Ethos 360⁰ é uma realização do Instituo Ethos e tem como o desafio de anualmente reunir, por meio de conteúdo e diálogos de alto nível, presidentes, executivos, empreendedores e especialistas de diferentes setores da economia para discutir grandes ideias, refletir sobre perspectivas inusitadas e reciclar os clichês corporativos.
Este ano os patrocinadores foram: Bradesco, Carrefour, Instituto C&A e Itaú, Nestlé, Aché, Banco do Brasil, Basf, Caixa Econômica Federal, Correios, CPFL Energia, Disney, Elektro, One Health, Santander, Sebrae e Shell; com parceria de Alcoa, Carrefour, CPFL Energia, Natura, Shell e Walmart.

Atividades sobre clima têm foco na COP 21
As estratégias de sustentabilidade das empresas e dos países, nos próximos anos, dependem do que for negociado no novo acordo climático, durante a COP 21, em Paris, em dezembro deste ano. Para mostrar e debater as diversas tendências e iniciativas em andamento no Brasil e no mundo que visam influenciar esse acordo, a Conferência Ethos 360o – 2015 traz várias sessões que tratam de temas relativos a clima.
22 de setembro 11h – Banco do Brasil oferece: A conservação da água e dos rios no Brasil Asclepius Ramatiz Lopes Soares (gerente-geral de negócios sociais e desenvolvimento sustentável do Banco do Brasil); Devanir Garcia dos Santos (coordenador da Agência Nacional das Águas – ANA) e Mauro Armelin (superintendente de Conservação da WWF) vão debater os desafios do meio rural e urbano para conservação das águas e rios brasileiros, bem como o papel-chave da conservação para o desenvolvimento econômico sustentável do país.
17h10 – Palestra especial: Tendências para as cadeias de valor Peter Lacy, diretor global de serviços de sustentabilidade da Accenture Strategy e pesquisador da Universidade Oxford, vai apresentar os impactos transformadores de empresas darem escala à economia circular. Ethos Inspira: Como o B-Team inspira e influencia novos modelos de negócios sustentáveis Keith Tuffley, sócio sênior e membro do Comitê Executivo do B-Team, fundador e CEO da NEUW Venture AS, conta como o B-Team foi idealizado e comentar como os líderes empresariais podem se juntar para adotar ações que enfrentem dilemas urgentes como mudanças climáticas, desigualdade social e transparência nos negócios.
18h10 – Duas atividades relacionadas ao tema de mudança climática: uma irá reunir as iniciativas empresariais que estão atuando em âmbitos nacional e internacional com clima (como por exemplo as iniciativas do Ethos, do CEBDS, FGV, CDP e etc.). A outra atividade será um debate entre empresas a respeito dos próximos passos da agenda de clima.
Dia 23 de setembro 9h – EthosClima: A importância e urgência de se precificar o carbono Alexandre Kossoy, especialista sênior em finanças das mudanças climáticas do Banco Mundial, e Mário Pampini, diretor de mudança do clima da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do México, comentam a ampliação dos esforços para precificação de carbono como a melhor estratégia para evitar as perigosas consequências das mudanças climáticas. Basf oferece: Direcionando o portfolio de produtos por meio da sustentabilidade – Dirk Voeste, VP de estratégia de sustentabilidade da Basf, e Tom Beagent, diretor de sustentabilidade e de mudanças climáticas da PwC no Reino Unido, ressaltam como critérios de sustentabilidade podem ser introduzidos no portfolio de produtos e serviços. EthosApoia: GIFE apresenta Mineração, democracia e desenvolvimento sustentável: espaços para diálogo Ana Letícia Silva, gerente de articulação do GIFE; Bruno Gomes, diretor de projetos da Agenda Pública; Lívia Menezes Pagotto, gestora da iniciativa IDLocal no Centro de Estudos de Sustentabilidade da FGV/SP, e Oscar Fergutz, das equipes Cidades Sustentáveis e Indústrias Extrativas, na Fundación Avina, debatem como a mineração e as indústrias extrativas podem contribuir para o enfrentamento das mudanças climáticas, o manejo e conservação da biodiversidade e a construção de um modelo de negócios mais sustentável. 11h – Carrefour oferece: Soluções para o clima: o hub dos casos das empresas francesas – Esta atividade vai mostrar a experiência do grupo europeu The Climate Solutions Hub, uma plataforma criada na França que recolhe propostas de empresas e ongs sobre enfrentamento das mudanças climáticas, no âmbito da COP 21.

Sally Uren e a sustentabilidade na indústria do algodão
Dia 22/9, às 11 horas.
A indústria do algodão enfrenta múltiplos riscos de longo prazo gerados pelas mudanças climáticas, pela seca, pelo “fast fashion”, pelo crescimento populacional e pelo aumento na demanda de alimentos. Mas estes riscos também trazem excelentes oportunidades de criar, em nível global, um setor algodoeiro resiliente, que possa navegar num mar de incertezas e promover o desenvolvimento sustentável. Por isso, a ong britânica Fórum For The Future, da qual Sally Uren é uma das fundadoras, lançou em fevereiro deste ano o projeto Cotton 2040, com o apoio do Instituto C&A.
O objetivo é atrair e integrar as iniciativas atuais em andamento na indústria global do algodão, criando uma onda de transformação que se dissemine por todo o setor, em todos os níveis da cadeia produtiva. O Projeto Cotton 2040 quer reunir periodicamente os stakeholders globais do setor para integrar e acelerar esforços com o objetivo de produzir uma transformação na indústria do algodão, no sentido da sustentabilidade.
O primeiro desses encontros ocorreu em fevereiro deste ano, quando os stakeholders desenharam cenários, visualizaram oportunidades e traçaram metas para prevenir ou minimizar os riscos vislumbrados.
Na próxima etapa, o objetivo será construir planos e compromissos para os grupos de trabalho em áreas-chave para ações colaborativas, tais como: construção de demanda de consumo para o algodão sustentável; investimento em reciclagem e “upclycling” (ou dar outro uso e status melhor a resíduo que acabaria no lixo) para uma economia circular; e desenvolvimento de integração vertical nas cadeias de valor, entre outras.
Sally Uren é CEO do Fórum for the Future e vem à Conferência Ethos 360o – 2015 comentar porque o Projeto Cotton 2040 pode transformar a indústria global do algodão e impulsionar mudanças em outros setores estratégicos.

Casos e soluções para dilemas da gestão sustentável
“As decisões de hoje são o legado de amanhã” é um módulo de atividades da Conferência Ethos 360o – 2015, organizado pelo Instituto Ethos e pelo Carrefour. Ele foi pensado para pôr na mesa as discussões a respeito dos dilemas da gestão sustentável, por meio de apresentação de casos e soluções.
Serão três atividades: No dia 22 de setembro, “Equidade em questão: promoção da diversidade nas empresas”, com Cida Bento (diretora-executiva do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades –Ceert); Judith Morrison (superintendente de Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID); Maurício Pestana (secretário municipal em SP da Promoção da Igualdade Racial – SMPIR); e Paulo Pianez (diretor de Sustentabilidade do Carrefour). Eles vão comentar a importância da promoção da diversidade nas empresas e a necessidade de lideranças do setor privado neste tema.
No dia 23 de setembro, haverá duas atividades: – às 9h, “A inovação para a redução do desperdício de alimentos”, com a apresentação de esforços locais e globais para diminuir as perdas com alimentos, desde a produção até o consumo. Os palestrantes são Hélio Mattar, presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente; e Sally Uren, especialista em projeção e análise de cenários potenciais que trabalha em busca de estratégias sustentáveis para transformar setores industriais inteiros. – às 11h, “Soluções para o clima: o hub dos casos para empresas francesas”. Esta atividade vai mostrar a experiência do grupo europeu The Climate Solutions Hub, uma plataforma criada na França que recolhe propostas de empresas e ongs sobre enfrentamento das mudanças climáticas, no âmbito da COP 21.
Mais Informações: Todas as atividades acontecem em um espaço único, o Golden Hall do WTC, em São Paulo, sem salas ou divisórias, fazendo com que o público acompanhe uma ou mais atividades sem ter que se deslocar. Em 2015, são esperados 1200 participantes e 150 grandes líderes e especialistas que vão tomar parte de uma programação dinâmica, com seis palcos, avançados recursos digitais e experiência de conhecimento e entretenimento. Por isso, o slogan deste ano é “Viva esta experiência”. Alguns palestrantes confirmados: Juan Duque (Deloitte/América Latina); Peter Lacy (diretor global da Accenture); Michael Green (diretor do Social Progress Imperative); Beth Stevens (VP de Sustentabilidade da Disney Co.): Christopher Caine (presidente do Centre for Global Enterprise); e Fiona Woolf (prefeita entre 2013-2014 do centro financeiro londrino).

Site do evento: http://www.ce2015.org/

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s