Escola Estadual Jardim Iguatemi abre as portas para o Conexão Água do Ministério Público Federal

Ilustração: Divulgação Conexão Água

Por: Ana Marina Martins de Lima/ Ambiente do Meio   *com informações da ASCOM- MPF e ASCOM Embrapa

Editado em 12/11/2019

A Diretora da Escola Estadual Jardim Iguatemi Suzy Rocha Ribeiro Silva recebeu a equipe da Campanha Biomonitorando as águas.

Auxiliaram na atividade a Vice-Diretora Jumara Fonseca Siqueira Barros e professores das disciplinas de Matemática, Física, Biologia, Química, História e Filosofia.

A abertura do trabalho foi realizada pela Dra. Sandra Akemi Shimada Kishi coordenadora do ConexãoÁgua e colaboradores.

Representaram a Secretaria de Estado de Educação o Historiador Adriano Marangoni e a Professora Andreia Cardoso.

Cerca de 680 alunos das turmas do 1, 2 e 3 anos do Ensino Médio assistiram no período da manhã a palestra da Bióloga e Pesquisadora Kathia Cristhina Sonoda sobre a importância dos insetos como indicadores da qualidade da água.

No período da tarde houve uma atividade no Parque do Carmo com apoio da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, o Tenente Calandrini apresentou palestra sobre Conscientização Ambiental e foi realizada uma gincana visando a reflexão e integração dos alunos.

Participaram no período da tarde os alunos do 2 A com apoio das professoras Carolina Luana Fragio Grutierre da disciplina de Matemática; Apolonia Cardoso da Silva de História e Patrícia Rodrigues coordenadora Pedagógica.

Os alunos realizaram coleta de dados para o aplicativo Biomonitorando e com auxílio da Bióloga Kathia localizaram insetos.

Sobre a Campanha

A Campanha Biomonitorando as Águas é resultado da parceria da Embrapa Meio Ambiente com o Ministério Público Federal e teve início em agosto de 2019 conforme publicação no Diário Oficial da União de 6 de setembro de 2019 por meio do aplicativo  Monitorando a Cidade (MIT Promise Tracker).

A Pesquisadora Kathia Cristhina Sonoda que atua na área de manejo de recursos hídricos, com ênfase em insetos aquáticos como indicadores da qualidade ambiental foi convidada pelo Conexão Água para participar desta campanha.

Sobre o Conexão Água

Desde que foi iniciado, em 2015, o Projeto Qualidade da Água reuniu colaboradores de diversas áreas do conhecimento, como acadêmicos, gestores de recursos hídricos, representantes de agências reguladoras, membros dos Ministérios Públicos e outros segmentos públicos e privados, com o intuito de avaliar e contribuir para a elaboração e implementação das metas de qualidade nas bacias hidrográficas brasileiras de forma estratégica; o portal conexão tem como principal objetivo facilitar o acesso da população a informações sobre a qualidade da água, estimulando o controle social e a gestão participativa da água.

Sobre a Embrapa Meio Ambiente

A Embrapa Meio Ambiente é uma Unidade de Pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que tem como objetivo desenvolver projetos para uma agricultura sustentável que proteja o Meio Ambiente.

Considerações da editora:

Além da importância do trabalho da Pesquisadora Kathia é necessário citar aqui a experiência da interação de diversos atores para que a atividade fosse realizada de maneira tranquila o que resultou em uma experiência pedagógica e social positiva para todos os alunos e demais participantes. Ficando uma reflexão sobre os aspectos socioambientais da questão água e a necessidade de um novo olhar sobre os profissionais da educação abrindo-se o espaço para novas ferramentas auxiliares para um ensino mais flexível e baseado na cidadania.

Sugestões da editora para atividades similares:

  • Trabalhar com os alunos as seguintes questões:

1) Você sabe de onde vem a água que você bebê?

2) Quais rios de sua cidade você conhece?

3) Você sabe quais fatores contribuem para enchentes em sua cidade?

4) Quais problemas ocasionados pelas enchentes?

5) Por que a água limpa em espaço aberto é importante para a cidade?

6) Como podemos transformar nossa cidade em uma cidade melhor?

  • Fortalecer na rede de ensino o uso de aplicativos
  • Fornecer a educadores a atualização do uso de tecnologia como fonte de processo criativo e didático.
  • Estimular o debate comunitário sobre as questões relacionadas ao uso e proteção dos mananciais.

Saiba mais sobre a Campanha Biomonitorando às águas em:

http://www.conexaoagua.mpf.mp.br/biomonitorando/

Qual sua opinião sobre este tema?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s