COP 25 será tema de debate acadêmico e consular no UNIC Rio

em


Madri sedia, entre 2 e 13 de dezembro, a 25ª Conferência das Partes (COP25).

Por: ONU

O Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio) e os consulados da Espanha e do Chile no Rio de Janeiro realizam na próxima terça-feira (17) a mesa redonda COP 25: Reflexões e Desafios para o Futuro. O encontro reúne representantes consulares, acadêmicos e de governo para discutir os resultados da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 25), que ocorre em Madri sob a presidência chilena. A COP 25  termina nesta semana.

A comunidade diplomática terá parte no encontro com a presença dos cônsules gerais da Espanha, Luis Prados Covarrubias, e do Chile, Juan Carlos Barrientos. Participam também da mesa redonda a professora Letícia Cotrim da Cunha, coordenadora do Laboratório de Oceanografia Química da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e uma das autoras do 6o. relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), criado pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente; e Ana Lucia Santoro, chefe da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A 25ª Conferência da ONU sobre o Clima – COP25 (sediada em Madri após a desistência do Chile devido à instabilidade social no país), é a atual Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) encarregada de garantir que a Convenção e o Acordo de Paris sejam implementados. O encontro acontece anualmente desde 1995 e reúne os 197 países que assinam a Convenção Quadro.

Estudos apontam que o mundo já está 1,1°C mais quente do que estava no início da revolução industrial e isso gera um impacto significativo no planeta e na vida das pessoas. Se as tendências atuais persistirem, pode-se esperar que as temperaturas globais subam de 3,4 a 3,9°C neste século, o que traria numerosos e destrutivos impactos climáticos.

Os países signatários do Acordo de Paris concordaram em adotar medidas que intensifiquem os esforços para limitar o aquecimento global a 1,5 ° C acima das temperaturas pré-industriais e aumentar o financiamento da ação climática.

SERVIÇO:

Mesa Redonda COP 25: Reflexões e Desafios para o Futuro

17 de dezembro – das 10h às 11h30

UNIC Rio de Janeiro

Av. Marechal Floriano, 196

Qual sua opinião sobre este tema?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s