Sites de Divulgação Científica que merecem ser seguidos

em

Por: Agência USP de Informação Acadêmica

O Serrapilheira anuncia as 15 organizações participantes do Camp Serrapilheira que serão apoiadas pelo instituto em 2020 para suas iniciativas de divulgação científica. Elas receberão consultoria e acompanhamento para o desenvolvimento de seus projetos e recursos financeiros para realizá-los. A seleção incluiu iniciativas apoiadas na primeira edição do Camp, que passam a ter o grant renovado, e organizações que concorreram ao segundo edital. Das 15 contempladas, sete são renovações e oito são propostas novas.

Conheça as 15 organizações selecionadas

Agência Bori

Local: São Paulo/SP

Mais informações: http://bit.ly/bori-serrapilheira

A Bori vai reunir, em uma plataforma, estudos científicos de universidades e de institutos de pesquisa de todo o país com embargo (ou seja: estarão disponíveis para os jornalistas antes de serem oficialmente publicados). Assim como na EurekAlert, esses estudos serão acompanhados de press releases, do contato do autor porta-voz e de material audiovisual para facilitar a cobertura dos jornalistas.

Amerek – UFMG

Local: Belo Horizonte/MG

Instagram: https://www.instagram.com/amerek_ufmg/

Lançado no segundo semestre de 2019 pela UFMG, o Amerek é uma especialização em comunicação pública da ciência. O curso é voltado a jornalistas, educadores, gestores, cientistas e qualquer outro profissional interessado em democratizar e popularizar a ciência em diferentes meios.

Lab 37

Local: Campinas/SP

Site: https://37grauspodcast.com/

O 37 Graus é um podcast que conta histórias reais relacionadas à ciência, sempre com uma perspectiva humana. Os episódios aproveitam as técnicas do storytelling e da comunicação sonora, retratando histórias e personagens por meio de cenas, ambientações, trilhas e entrevistas. Ele foi um dos seis projetos selecionados no Google Podcasts creator program, um edital que teve mais de 10 mil inscrições ao redor do mundo. Para amparar o 37 Graus e outros projetos, foi fundado o Laboratório 37, uma empresa de comunicação com foco em áudio.

Laboratório de Ecologia Marinha – UFRN

Local: Natal/ RN

Instagram: https://www.instagram.com/deolhonoscorais/

O #DeOlhoNosCorais é uma iniciativa de divulgação científica e ciência-cidadã que visa engajar a sociedade no monitoramento de ambientes marinhos e compartilhar conhecimento sobre corais em redes sociais e espaços expositivos.

NEXO jornal

Local: São Paulo/SP

Site: https://www.nexojornal.com.br/

O projeto visa ampliar o acesso à informação de qualidade sobre ciência e aumentar o conhecimento do público, principalmente jovem, sobre cientistas brasileiros. Em sua primeira fase, o jornal produziu uma série de 12 minibiografias de cientistas brasileiros históricos e 12 entrevistas com jovens cientistas da atualidade.

Núcleo de Divulgação Científica da UECE

Local: Quixadá e Fortaleza/CE

Instagram: https://www.instagram.com/hugofernandesbio/

O projeto articula parcerias com diferentes meios de comunicação para aproximar a ciência de pautas cotidianas e levá-la a públicos diversos. Para isso, marca presença em programas na televisão aberta local, colunas em rádio e em site de notícias, nas redes sociais e produz eventos culturais.

Silo – Arte e Latitude Rural

Local: Visconde de Mauá/ RJ

Site: https://silo.org.br/

A Silo se dedica a acolher e a difundir projetos culturais em zonas rurais. A organização promove residências que reúnem expertises de artistas e cientistas para uma maior integração entre ciência e sociedade – entre elas o Interactivos?, que em 2019 promoveu duas semanas de imersão em arte, ciência e tecnologia, no interior do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares.

Agência Pública

Local: Rio de Janeiro/RJ

Site: https://apublica.org/

Fundada em 2011 por repórteres mulheres, a Pública é a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil. Produz reportagens de fôlego, pautadas pelo interesse público, produzidas com base na rigorosa apuração dos fatos e na defesa intransigente dos direitos humanos.

Ciência na rua

Local: São Paulo/SP

Site: https://ciencianarua.net/

A missão do Ciência na Rua é contribuir para a expansão da cultura científica no país, experimentando múltiplas formas narrativas capazes de provocar o interesse e tornar acessível ao público jovem, sem formação especializada, informações originárias dos fronts da ciência, tecnologia e inovação.

Instituto de Física da UFRGS (Fronteiras da Ciência)

Local: Porto Alegre/RS

Site: https://www.if.ufrgs.br/if/

Além do destaque no ensino e pesquisa, o Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF-UFRGS) realiza diversas ações de extensão. Um desses projetos é o podcast de divulgação científica Fronteiras da Ciência, que há 10 anos aborda temas de ciência variados em diálogo com a atualidade.

Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE)

Local: São Paulo/SP

Instagram: https://www.instagram.com/laaae_usp/

O Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE) do IB/MAE-USP é um dos poucos no Brasil que trabalham com a evolução humana sob uma perspectiva multidisciplinar, estudando desde sítios arqueológicos a comunidades tradicionais viventes em biomas brasileiros ameaçados, como a Amazônia. Um dos projetos do LAAAE prevê a inclusão de pessoas negras em etapas da pesquisa e da divulgação científica dentro desta temática.

Labverde – Manifesta Arte e Cultura

Local: Manaus/AM

Site: https://www.labverde.com/

A organização promove residências artísticas na floresta Amazônica que funcionam como uma plataforma multidisciplinar para o desenvolvimento do pensamento crítico da natureza e da ecologia. Artistas, cientistas e outros agentes do conhecimento se reúnem para discutir as tendências de como a ciência olha para a Amazônia e como trabalhá-las artisticamente.

Museu Paraense Emilio Goeldi

Local: Belém/PA

Site: https://www.museu-goeldi.br/

Fundado em 1866, o Museu Paraense Emilio Goeldi é o mais antigo museu da Amazônia e o segundo mais antigo do Brasil, além de ser uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.

Peixe Babel

Local: Belo Horizonte/ MG

Canal: https://www.youtube.com/channel/UCqB90BBr6eNRaJl-kl30Xxw

Peixe Babel é um canal no Youtube sobre ciência da computação, com foco no empoderamento de grupos sub-representados. O canal busca mostrar que a ciência pode ser feita por todos e, principalmente, para todos, e tem o selo do Science Vlogs Brasil, que atesta a qualidade da divulgação científica no YouTube.

Sociedade Astronômica Brasileira

Local: Rio de Janeiro/RJ

Site: https://sab-astro.org.br/

A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) é uma entidade científica sem fins lucrativos fundada em 1974 com o objetivo de reunir e conectar astrônomos do país. Alguns de seus projetos são o AstroTubers, um canal no YouTube produzido por estudantes de pós-graduação, e a #AstroThreadBR, threads no Twitter que chegam a ter a mais de um milhão de visualizaçõ

Qual sua opinião sobre este tema?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s