Tratamento de água

Por: Ana Marina Martins de Lima/ Ambiente do Meio

cropped-4-pitu-waterfall-140cm-x-100cm.jpg
Arte de Cristian Spencer

 

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

              1. Desinfecção

A desinfecção é uma etapa na qual se têm como objetivo a destruição de microrganismos patogênicos, neste caso o produto químico utilizado é o cloro que pode ser utilizado no inicio do tratamento (per cloração), na água decantada (inter cloração) e na água filtrada (pós cloração) (Sabesp, 2006). 

              2. Coagulação

Nas ETAs, a coagulação é realizada na unidade de mistura rápida, podendo ser hidráulica ou mecanizada, nesta etapa destacam-se mecanismos nos quais se têm a formação do ressalto hidráulico (vertedor Parshall ou retangular), injetores (tubos providos de orifícios) em tubulações forçadas ou em canais de água bruta, câmaras providas de agitadores mecanizados com diferentes tipos de rotores etc (Bernardo, 2002).

             3. Floculação

Nesta etapa são fornecidas condições para facilitar o contato e a agregação de partículas previamente desestabilizadas por coagulação química, visando a formação de flocos com tamanho e massa específica que favoreçam sua remoção por sedimentação, flotação ou filtração direta. A eficiência da unidade de floculação depende do desempenho da unidade de mistura rápida, a qual é influenciada por fatores como o tipo de coagulante, pH de coagulação, temperatura da água, concentração e idade da solução de coagulante, tempo e gradiente de velocidade da mistura rápida, tipo e geometria do equipamento de floculação e qualidade da água bruta (Bernardo,2002).

 

1. Decantação

A decantação é o processo no qual se retiram os flocos formados pela agregação de impurezas durante a floculação. A separação entre o decantador e floculador é feita por uma cortina de madeira ou difusos, evitando assim que se propague para o decantador a turbulência criada no floculador, o flocos são depositados formando uma camada de lodo  que é arrastada para um poço no cento do decantador (Sabesp, 2006). .

2. Filtração

A filtração é o processo de remoção de impurezas, na filtração rápida as impurezas são retidas ao longo do meio filtrante, em contraposição à ação superficial, em que a retenção é significativa apenas no topo do meio filtrante. Independente da condição de filtração, após certo tempo de funcionamento há necessidade da lavagem do filtro. A filtração pode ser realizada com taxa constante ou declinante, dependendo das características de entrada e saída das unidades de uma bateria. No caso da filtração com taxa constante no interior do filtro, de forma que equipamentos de controle podem ou não ser necessários. Como conseqüência negativa podem ocorrer a elevação da turbidez e o aumento do número  de microorganismos (Bernardo, 2002).

3. Correção de PH

Para a correção do ph, é comum o uso de Cal que pode ser aplicada em três etapas: na pré-alcalização (água bruta), inter alcalinização (água decantada) e na pós alcalinização (água filtrada) ( Sabesp, 2006)

Na pré-alcalinização ajusta-se o pH de alcalinização, na inter alcalinização a cal auxilia o ajuste do PH final e facilita a remoção de compostos indejáveis e na pós- alcalinização ajusta-se o pH final da água  evitando a corrosão das tubulações (Sabesp, 2006).

4. Produtos Químicos

Produto

Função

Carvão ativado em pó

Carvão ativado granular

Adsorvente

Ácido Clorídrico

Ácido Sulfúrico

Acidificante

Cal Hidratada

Cal Virgem

Carbonato de Sódio

Soda Cáustica Sólida

Soda Cáustica Líquida

Alcalinizante

Sulfato de Cobre

Algicida

Polímeros Naturais

Polímeros Sintéticos

Auxiliares de Coagulação/floculação

Cloro líquido ou gasoso

Hipoclorito de Sódio

Dióxido de Cloro

Ácido Peraacético

Ozônio

Permanganato de Potássio

Peróxido de Hidrogênio

Desinfetantes e Oxidantes

Cloreto Férrico PA

Cloreto Férrico Comercial Líquido

Sulfato ferroso clorado líquido

Sulfato Férrico PA

Sulfato Férrico comercial

Sulfato Férrico comercial líquido

Hidróxi- cloreto de Alumínio líquido

Hidóxi-cloreto de Alumínio em pó

Sulfato de Alumínio PA

Sulfato de Alumínio comercial líquido

Tanato

Coagulantes Químicos

(Bernardo, 2002)

5. Distribuição

Após a filtração, a água passa por uma unidade de mistura onde são adicionados cal, cloro e flúor, sendo então distribuída para a população., devendo atender a parâmetros da portaria  518 do Ministério da Saúde.

 

   Bibliografia:

BERNADO, Luiz di; Bernado, Angela di; Filho, Paulo Luiz Centrione. Ensaios de Tratabilidade de água e dos resíduos gerados em estações de tratamento de água . Rima. São Carlos. 2002.

SABESP. Estação de Tratamento de Água Guaraú. 2006.

Ministério da Saúde. Portaria 518, de 25 de março de 2004.

91 comentários Adicione o seu

  1. sergio disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de informações sobre flotação, no processo de coagulação(decantação), ocorreu a flotação no tratamento da água da piscina.
    > Qual o motivo da flotação?
    > Como reverter quando acontece?
    Foi ajustado o ph e adicionado posteriormente policloreto de alumínio.
    Antecipo agradecimentos.
    Att.
    Sergio

  2. william disse:

    oi..estou precisando de fotos ou vídeos de cada etapa do tratamento pois vou lecionar esta matéria para uma turma de adolescentes e achei que com fotos e vídeos a aula rendería mais.aguardo resposta.obrigado

  3. ana paula disse:

    Olá,Estou fazendo TG sobre reuso de água para uma tituraria.
    gostaria se possivel ler alguma relacionada a isso você poderia me indicar.Obrigada!

  4. andreia disse:

    Estou fazendo um trabalho de conclusão do semestre,e preciso de coisas mais especificas sobre o tratamento da água em porto alegre e de algumas fotos das estaçoes de tratamento, se puderem me ajudar eu agradeço pois meu praso termina esta semana.por favor me ajudem!

  5. Marcilei disse:

    A pré-cloração é prejudicial a saúde

  6. tielles disse:

    ola estou fazendo um trabalho sobre a corrosao na tubulaçao do tratamento de agua e efluentes se pude erem me ajudar agradadeço

  7. james disse:

    muito bom seu trabalho

  8. roberta disse:

    oi aqui sao duas meninas que vao participar da feira de ciencias e estavamos pesquisando para estudar e encontramos este site

    obrigado

  9. vladimir alves disse:

    num país de tão grande dimensões e problemas de saneamento básico tão crítico, não seria interessante que empresas ou orgãos gorvenamentais e ongs, criassem caixas de tratamento de aguas(banho/pias de lavabo/de lavadoras,etc)para reaproveitamento na propria residencia na descargas dos vasos sanitarios, onde se gasta tanta agua. eu estou reformando a casa e fiz um esboço de um reaproveitamento d’agua. a agua acima citada, com excessão do vaso e da pia da cozinha, que tem muita gordura. vai pra uma caixa de 1.000 L que joga pra outra caixa de 2000L e desce exclusivamente para a descarga. o que eu preciso no momento é saber como tirar o odor que provavelmente irá aparecer por conta do sabão/detergente/creme dental,etc.

  10. carlos sousa disse:

    faço tec.em meio ambiente, tenho q fazer um trabalho sobre uma estação de tratamento de água. pode me passar algo…

  11. luiz alberto fonseca aires disse:

    Gostaria de parabenizar pelas materias aqui exposta são realmente muito importante para o conhecimento dos internautas. Gostaria de obter maiores cometários sobre o tratamento de esgoto sanitário e quais os equipamentos que são usados pelos trabalhadores para desenvolver suas atividades laborais (epi)?

  12. adriana disse:

    preciso com urgencia de fotos detalhadas dotratamento da agua desde o manacial até as casas das pessoas ode procuro?

  13. dennys weder disse:

    faço o curso tec: em quimica com habilitaçao em saneamento ambiental. meu professor pediu para que eu e tres amigos implantassemos uma pequena estaçao de tratamento de agua na nossa intituiçao queria saber se vcs tem um modelo de projeto? é urgente

  14. Rone disse:

    Boa tarde, eu trabalho em uma estaçãod e tratamentos de efluentes industriais, utilizo os produtos quimicos: Peroxido de hidrogenio, hipoclorito de sodio, hidroxido de sodio e polimero, todos os parametros vão bem porem o dqo que deveria ser abaixo de 150 so dá acima de 800.

    o que poderia ser

    Obrigado

  15. Julio Freitas disse:

    adriana bom dia…sou formado em quimica e tenho especializaçao em tratamento de etes. se vc precisar de dados tenho curso completo e posso te enviar por email..abraços

  16. bianca disse:

    estou precisando de mais informações sobre o tratamento de agua.
    Quais os tanques de tratamento e o que acontece em cada um?( etapas do tratamento da agua).

    preciso que alguem me responda ainda hj !
    obrigado pela atenção

  17. ELTON CARLOS ARAUJO BARBOSA disse:

    Eu gostaria de saber qual á função dos produtos
    quimicos alcali,barrilhia,polieletrolito e cloro,no tratamento de água, pois sera de muita importamcia por que trabahlo com tratamento de água.

  18. Renata disse:

    Olá…Faço o 5º semestre em Tecnologia em Saneamento Ambiental, e vou enviar uma trabalho para um acongresso sobre: tratamento de efluentes por sulfato de alumínio, tem como vcs me mandarem algo sobre o assunto..?

    Desde já, muito obrigada!

  19. Patricia disse:

    OlÁ, ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE TRATAMENTO DA ÁGUA, E MEU TEMA É SOBRE COAGULAÇÃO, PRECISO DE ALGO MAIS APROFUNDADO.

  20. roberta disse:

    estou fazendo um trabalho sobre a água na escola e queria saber como funciona o tratamento da água na estação de tratamento!!!!!!

  21. juliana disse:

    eu queria a fazer um tarbalho de escola sobre Como funciona uma estação de tratamento de água

  22. Renata Silva disse:

    Estou fazendo monografia e preciso de ajuda!

    Meu tema é Análise de água bruta dos parâmetros PH, TURBIDEZ E COR APARENTE!

    qUAM PUDER ME AJUDAR, AGRADEÇO…ESTOU ATRASADA!

    aTC,

    RENATA

  23. tropedo disse:

    em ciencias tou a fazer um trabalho de grupo sobre a ETA e necessito de alguma informação…
    por favor ajude-me
    bju e obrigada

  24. thais disse:

    eu quero fazer um dever sobre a agua como se ver o tratamento da agua mas na escrita

  25. Ingrid Emanuella da Paz disse:

    O tratamento da agua com o uso de cal e soda é eficaz??

  26. jose carlos pereira disse:

    estou precisando de mais informações sobre o tratamento de agua e seus efluentes, no tratamento aerobio,biologico e anaerobio. desde ja agradeço a atenção de todos por se tratar de um trabalho no curso de pos graduação setor sucro alcooleiro muito obrigado

  27. Gabriel disse:

    Olá, estrudo o 4 ano do ensino fundamental e gostaria de ter fotos das diversas etapas de uma ETA. Vou apresentar o trabalho em sala de aula. Vc pode me ajudar? Obrigado.

  28. jhenny karolyn disse:

    turma voces estao de parabens….
    obigado!!!!

  29. Sílvia disse:

    Ola
    estou a fazer um trabalho para a escola sobre as estaçoes de tratamento de água mas não encontro muita informação…
    Será que me poderiam dar uma melhor definição das ETA??
    Quais os principais processos/tratamentos que uma ETA possui?
    Quais as vantagens e desvantagens de cada um dos processos?
    Quais as principais dificuldades em cada processo de tratamento de uma ETA??

    Agradecia se me podessem responder ainda esta semana…é que tenho de entregar o trabalho ja nao proxima semana…

    Obrigada.

  30. Adriana Nunes disse:

    Eu gostei dessas notícias sobre a estação de tratamento de água.
    Elas são muito importante.

  31. Adriana disse:

    Eu gostei muito dessas notícias

  32. gi disse:

    Eu gostaria de saber qual é a importancia da estação de trata mento de água?

  33. claudio ivanir da silva disse:

    Gostaria de obter algumas explicações sobre como funciona uma estação de tratamento de esgoto é destinado o lodo provenientem desta atividade.

    Desde já agradeço

  34. claudio ivanir da silva disse:

    Obrigado pelas informações.

  35. tamiris disse:

    nossa que bom,consegui achar só aqui!!!!
    obrigado

  36. eliane fogaça disse:

    Ola! Sou estudante de naturopatia
    Eu tenho que fazer um trabalho de tratamento agua e esgoto,pois preciso de fotos
    peço ajuda.Des de ja agradeço muito
    Eliane Fogaça de Porto Alegre RS.

  37. Paulo disse:

    Valew ae… ñ tava axando isso em nenhum site
    e axei nesse

    pra um trabalho escolar

    ×__×

  38. DAIANE disse:

    olá, estou fazendo um TCC para implantação de reuso de água para lavagem de carros, que estação que tenho que por, estação de tratamento de água ou estação de tratamento de esgoto??????

  39. gabriela campos disse:

    eu fiz uma pesquisa nesse site e nao encontrei algumas questões de trabalho de ciencias do colégio sobre a ETA:reservatório, captação e cloração.

  40. Rose Vieira disse:

    Esto cursando Tec. em gestão ambiental e tenho que fazer um trabalho ref. analise fisico-quimica e microbiologica na água em uma ETA, voces poderiam me enviar algum material.

  41. Andréa Lima disse:

    legal mas… eu queria saber mais sobre como se faz nos laboratórios escolares.

  42. cristiano disse:

    estou preparando uma monografia com o tema tratamento de agua estou precizando de mais assuntos sobre o ph,filtração,decantação,odor,cor, e turbidez..
    grato….

  43. Moacir de Souza disse:

    Estamos pretendento instalar um sistema de reaprpoveitamenrto de aguas de lavagem de frutas. precisamos executar um filtro de areia e um floculador pequeno gostariamos que nos fornecessem estas informações. O objetivo é reduzir o consumno de agua tratada pois utilizamos agua da rede para este serviço
    desde ja agradeçemos

  44. David disse:

    Eu sou estudante do Curso tecnico de Saneamento Ambiental. Estou trabalhando em um projeto de ETA para minha cidade, mas tenho dificuldades em coletar material… adoraria se vocês pudessem me indicar alguns materiais, a ajuda seria de grande importancia para minha cidade! Valeu brother!!!

  45. oi sou um amigo do colegio teresa conceição meneses e esse asunto e otimo salvador ba

  46. daniela disse:

    estou precisando de sugestões para fazer facu de meio ambiente.quem poder da ideias.agradeço..dani
    bjOo

  47. Guii disse:

    A desinfecção é uma etapa na qual se têm como objetivo a destruição de microrganismos patogênicos, neste caso o produto químico utilizado é o cloro que pode ser utilizado no inicio do tratamento (per cloração), na água decantada (inter cloração) e na água filtrada (pós cloração) (Sabesp, 2006).

  48. adriana lima dias disse:

    Estou preparando um trabalho e preciso de fotos da estação de tratamento.em cada etapa.Faço pedagogia e estou pagando a cadeira de fundamentos e metodologia de ciência. agradeço!
    adri.

  49. adijaine disse:

    tenho q fazer um trabalho referente a esse tema Estação de tratamento de água por isso preciso de algo importante sobre, faço faculdade na area tecnologo em gestão ambiental, me passa mais coisas importantes…
    bjos

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s