Água de Reuso em Universidade e Centros de Pesquisa

Ana Marina Martins de Lima /Ambiente do Meio

Pessoas carregam água em Bangladesh. Foto: Mohammad Rakibul Hasan/PNUD

Com os atuais níveis de consumo de água, estima-se que metade da população mundial não terá acesso a recursos hídricos de qualidade até 2050. Hoje já existem mais de dois bilhões de pessoas sem água encanada; para reduzir esse número em 50% em dez anos, a ONU decretou a Década da Água para os anos de 2005 a 2015. (VEJA, 2005).

Desenvolvimento sustentável é aquele desenvolvimento que atende às demandas da geração presente, sem comprometer as gerações futuras. (UNITED NATIONS, 1987).

Um dos princípios gerais da Agenda 21 é que os Estados devem cooperar com fim de reforçar as potencialidades de cada um para atingir o desenvolvimento sustentável, aumentando o conhecimento científico e tecnológico e intensificando o desenvolvimento, a adaptação, a difusão e a transferência de tecnologias, entre elas especialmente as mais recentes e inovadoras. Dentro deste contexto, este trabalho buscará auxiliar em novas formas de tecnologias na área de pesquisa para equipamentos em água de reuso e em normatizações quanto aos ensaios realizados nesta área.

Os Estados devem investir na educação, capacitação, ciência e tecnologia através de planos econômicos que façam abordagem ecológica e que possibilitem o desenvolvimento sustentável.  (Agenda 21).

O reuso implica em redução de custo, principalmente se é considerado em associações com novos projetos de sistemas de tratamento, uma vez que os padrões de qualidades de efluentes, necessários para diversos tipos de usos, são menos restritos do que os necessários para proteção ambiental.  (HESPANOL, 2002).

A implantação de Programas de Conservação e Reuso de Água pelo Setor Industrial reverte-se em benefícios econômicos que permitem aumentar a eficiência produtiva, tendo como consequências diretas a redução do consumo de água e a redução do volume de efluente gerado e, como consequências indiretas, a redução do consumo de energia e de produtos químicos, a otimização de processos e a redução de despesas com a manutenção. (FIESP/CIESP, 2005).

Considerando-se que o reuso de água constitui prática de racionalização, que a escassez está relacionada a aspectos de qualidade e quantidade de água, que são elevados os custos de tratamento de água e que a prática de reuso contribui para a proteção do meio ambiente, torna-se presente estabelecer diretrizes, critérios, padrões de qualidade e procedimentos que regulem a prática de reuso no Brasil. (DOMINGUES, 2005).

Embora algumas Universidades já utilizem a água de reuso é importante nos questionarmos porque diante da problemática da água, entidades conhecedoras da questão, tanto do ponto de vista científico como humano, ainda não realizam este procedimento de reuso.

7 comentários em “Água de Reuso em Universidade e Centros de Pesquisa

  1. bom dia, após acessar o vosso site, e perceber a seriedade, estou a pedir que me ajudem de algum jeito sobre a necessidade de conseguir o reúso das águas do banho e da lavadora de roupas daqui de casa, pois desejo reutilizá-la para abastecimento das descargas dos banheiros, lavagem de tapetes e carro se é que poderei fazer tudo o que quero, resumindo, qualquer informação me será muito útil e desde já agradeço de coração. um abraço.

    Curtir

  2. Boa Noite. EStou domiciliado em um conjunto habitacional simples que contém 144 apartamentos e entendemos a necessidade de trabalharmos com águas de reúso em alto escala, ou seja, desde as pluviais até aquelas eliminadas pelas máquinas de lavar e chuveiros. Por favor, solicito informações no sentido de como criar o sistema que garanta a qualidade da água captada; quanto ao sistema de captação ja desenvolvi desenho que pode suprir as necessidades.
    No aguardo. Obrigado. Laercio

    Curtir

  3. Primeramente muchas giarcas por la informacion que definitivamente me brindo nuevas ideas. Virtualmente cualquier negocio puede ser rentable siempre que pongamos las ganas ecesarias y sepamos esperar. Estoy pensando en que invertir estos dias, aunque soy fisico me comenzaron a llamar la atencion los negocios y creo que los servicios intangibles son lo verdaderamente rentable ya que se compite en costos que son bajisimos. Obviamente las licencias y acreditaciones son lo que cuesta trabajo obtener. Alguna idea de como incubar una empresa del sector de servicios? Gracias.

    Curtir

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s