Gestão Ambiental em Laboratórios

Por: Ana Marina Martins de Lima

Conforme Paladini (2004, p.20) “A palavra qualidade apresenta características que implicam dificuldades de porte considerável para sua perfeita definição. Não é um termo técnico exclusivo (como citoplasma, por exemplo, um conceito que pouco se usa fora da biologia celular), mas uma palavra de domínio público. Isso significa que não se pode defini-la de qualquer modo, certo de que as pessoas acreditarão ser este seu significado, porque o termo é conhecido em nosso dia-a-dia. Alem disso, não é um termo empregado em contextos bem definidos.”

Segundo Robbles & Boneli (2006, p.19) a qualidade ambiental consiste no atendimento aos requisitos de natureza física, química, biológica, social, econômica e tecnológica que assegurem a estabilidade das relações ambientais no ecossistema no qual se inserem as atividades da empresa.

“Denomina-se qualidade do projeto a analise que se faz do produto em termos de qualidade, a partir da estruturação de seu projeto. Como a qualidade representa a adequação ao uso, essa análise representa a avaliação de como os requisitos do mercado estão sendo atendidos pelas especificações do projeto”. (PALADINI, 2004, p.86).

A qualidade aqui prevista é referenciada pela ISO: 17025, relacionada com a qualidade de serviços prestados por laboratórios, busca-se também a satisfação do cliente, mas nos dias atuais torna-se necessário a implementação da qualidade visando a conservação e proteção do meio ambiente sendo assim faz-se necessário a implementação de Normas que estejam relacionadas com a Gestão Ambiental, neste caso a Norma em estudo é a ISO 14001:2004.

De acordo com Barbiere (2006, p.21): “Qualquer proposta de Gestão Ambiental inclui no mínimo três dimensões, a saber: (1) a dimensão espacial que concerne à área na qual se espera que as ações de gestão tenham eficácia; (2) a dimensão temática que delimita as questões ambientais às quais as ações se destinam; e (3) a dimensão institucional relativa aos agentes que tomaram iniciativas na gestão”.

A proposta de Gestão ambiental está diretamente relacionada com os impactos o qual uma instituição pode geral, sua área ocupada e a abrangência de responsabilidade da instituição.

De acordo com a Norma ISO 14001:2004 é necessário um estudo dos impactos, bem como as soluções para a minimização ou mesmo extinção das atividades que ocasionam os impactos. Segundo Tinoco (2004, p.109)

 “Gestão ambiental é o sistema que inclui atividades de planejamento, responsabilidades, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental. É o que a empresa faz para minimizar ou eliminar os efeitos negativos provocados no ambiente por suas atividades”.

Outro objetivo importante e que pode ser obtido através da implementação do Sistema de Gestão Ambiental é a Ecoeficiência, segundo o Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável – CEBDS (2007): o conceito de Ecoeficiência sugere uma significativa ligação entre eficiência dos recursos (que leva a produtividade e lucratividade) e responsabilidade ambiental. Portanto, Ecoeficiência é o uso mais eficiente de materiais e energia, a fim de reduzir os custos econômicos e os impactos ambientais.

São elementos da Ecoeficiência:

•Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços.

•Reduzir o consumo de energia com bens e serviços.

•Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas.

•Intensificar a reciclagem de materiais.

•Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis.

•Prolongar a durabilidade dos produtos.

•Agregar valor aos bens e serviços.

Os Laboratórios podem contribuir com a preservação do meio ambiente á medida em que atua de forma consciente evitando os possíveis impactos de sua atividade, para isso basta que sejam adotadas uma série de normas relacionadas á Gestão Ambiental.

No Sistema de Gestão Ambiental aqui proposto poderão ser utilizados os seguintes instrumentos da Gestão Ambiental:

•Educação Ambiental

•Produção Mais Limpa

•Química Verde

Quanto ao estudo da aplicabilidade do Sistema de Gestão Ambiental em Laboratórios deverá considerar os seguintes procedimentos:

1. Programa de Gerenciamento de resíduos

2. Programa de Biossegurança

3. Programa de Gestão de água.

BIBLIOGRAFIA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NORMA ISO 14001. Sistema da gestão ambiental- Requisitos com orientações para uso. ABNT, 2004.

BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial: Conceitos, Modelos e Instrumentos. São Paulo: Editora Saraiva 2006.

CEBDS– Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em http://www.cebds.org.br/cebds/. Acesso em 9 de março de 2007.

CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente Resolução 306/2002

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade Teoria e Prática. 2º. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

PHILIPPI, Tatiana Tucunduva. Avaliação ISO 14001: Estudo de Caso no Setor Automotivo. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública). Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2003.

ROBLES Junior Antonio BONELLI, Valério Vitor. Gestão da Qualidade e do meio Ambiente: Enfoque econômico, financeiro e patrimonial. São Paulo: Atlas, 2006.

SÁNCHEZ, Luiz Enrique. Avaliação de Impacto Ambiental: conceito e métodos. Oficina dos Textos: São Paulo, 2006.

SLACK, Nigel. CHAMBERS, Stuart. JONHSTON, Robert. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2002.

SIMONS, Mônica Osório. Apostila de Educação Ambiental (Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental). São Paulo: SENAC, 2006.

TINOCO, João Eduardo Prudêncio, KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. Contabilidade e Gestão ambiental. São Paulo: Atlas. 2004.

VALLE, Cyro Eyer do. Qualidade Ambiental: ISO 14000. 4º ed.. São Paulo: SENAC, 2002.

3 comentários em “Gestão Ambiental em Laboratórios

  1. Olá Ana maria, é com prazer que venho trocar contigo algumas linhas. Li o seu trabalho e parabenizo-a por tal.Venho através destas solicitar, se possível de sua parte, visto que possui uma esperiência vasta no assunto, sua colaboração através de indicaçoes de trabalhos e literaturas de seu conhecimento para que possa dar sequencia ao desenvolvimento de um trabalho cujo tema é:”Sistema de Gestão Ambiental em PSF’s(Programa de Saúde Familiar)”.
    Sou Técnico em agropecuária e cursando o 4º semestre em Gestão Ambiental na cidade de teixeira de freitas- Ba.

    Desde já lhe sou eternamente grato.
    Foi um prazer.
    Abrçs
    Aderban

    Curtir

  2. olá,sou cristiana to cursando gestao ambiental aqui em Rondonia,no inicio to meio desanimada mas le sua reportage e gosrtei muito acho que vai ser bom trabalhar nessa aréa,e muito importante quando agente se aprofunda no assunto e ve quanta coisa a ser feita pelo nosso meio ambiente!
    bjao cris

    Curtir

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s