Conceito de meio ambiente

De acordo com a resolução CONAMA 306:2002:“Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influencia e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”
 Encontra-se na ISO 14001:2004 a seguinte definição sobre meio ambiente: “circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relações.”
Uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes (ISO 14001).


Apesar de se encontrar na Norma referência sobre a responsabilidade das organizações com o meio, muitas fábricas que possuem principalmente atividades ou processos danosos ao meio ambiente e que passam a sofrer restrições no seu país de origem devido as  leis locais, acabam se transferindo ou mudando essa produção para outro país onde não haja impedimento ou lei específica. A maior parte destes países está em desenvolvimento, e seus governantes, interessados na entrada de capital na sua economia, acabam submetendo a população aos riscos ambientais que são gerados. Isso está começando a mudar, com a conscientização de que tudo está interligado no planeta, e mesmo com a pressão de grupos ambientalistas e organizações internacionais que trabalham pela igualdade e respeito à vida.
No Art. 225 da Constituição Federal há a seguinte frase: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida impondo-se ao Poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
 A sociedade como um todo é responsável pela preservação do meio ambiente, então, é preciso agir da melhor maneira possível para não modificá-lo de forma negativa, pois isso terá conseqüências para a qualidade de vida da atual e das futuras gerações, entendendo que: “O meio ambiente concebido, inicialmente, como as condições físicas e químicas, juntamente com os ecossistemas do mundo natural, e que constitui o habitat do homem, também é, por outro lado, uma realidade com dimensão do tempo e espaço. Essa realidade pode ser tanto histórica (do ponto de vista do processo de transformação dos aspectos estruturais e naturais desse meio pelo próprio homem, por causa de suas atividades) como social (na medida em que o homem vive e se organiza em sociedade, produzindo bens e serviços destinados a atender “as necessidades e sobrevivência de sua espécie”  (EMÍDIO, 2006, p.127).
O espaço ocupado pelo homem está a todo o momento sofrendo modificações relacionadas ou impostas pelo próprio homem, que podem ser danosas ao meio quando não administradas corretamente.   

 Ana Marina Martins de Lima / AMBIENTEDOMEIO

 Fonte: Lima, Ana Marina Martins de, Silva, Antonio Carlos da, Silva, Luciani Costa. Proposição de Implementação de um Sistema de Gestão Ambiental no Instituto Adolfo Lutz. (Monografia de conclusão do curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental ). SENAC. São Paulo 2007.

Sobre AMBIENTE DO MEIO

Nossa Missão: Informar com qualidade, visando a Ação para um meio ambiente sustentável baseado na Cultura de Paz e compartilhar a nossa visão de meio ambiente, norteados pela simplicidade e objetividade com qualidade e respeito aos direitos autorais.
Esse post foi publicado em MEIO AMBIENTE e marcado , , , . Guardar link permanente.

46 respostas para Conceito de meio ambiente

  1. A. Fumane disse:

    Ao se falar do meio ambiente têm se deixado de lado a questão do património cultural. Não se tem dado enfoque a este elemento que eu considero importante. Diferentes legislações ambientais se preocupam em definí-lo tendo, somente, em conta a questão dos recursos naturais renováveis e não renováveis. Mas, na minha óptica, o conceito do meio ambiente vale mais do que isso. O belo, o artístico, o criado pelo homem e até o próprio comportamento humano faz parte do meio ambiente.

    Este é um conceito tão amplo que merece uma análise detalhada e não apriorísta.

    Terei o prazer de estar em constante conecção com este site e debater sobre este assunto tão importante e infelizmente mal tratado por muitos

    Obrigado
    A. Fumane

  2. Ana Marina Martins de Lima disse:

    Agradecemos seu comentário

    A. Fumane, sem dúvida toda a forma de comportamento do homem influencia no meio, e a arte é a forma do homem expressar sua relação com o meio em que vive.

  3. Jomabá Pinto Torres disse:

    Gostaria de dizer que ao se falar de meio ambiente na busca de se encontrar um “conceito” não se deve deixar de abordar o ser humano como parte integrante do meio. Ele determina, impõe, reage, interagem, ou seja, ele é peça importante. Por isso, ao abordar o tema demos um destaque ao ser humano.

  4. Flavio disse:

    Não quero criar celêuma duvidosa sobre o conceito; No entanto, percebo um detalhe quando tentam resumir a palavra sem devida separação.

    Meio:
    Sociologia. Totalidade dos fatores externos suscetíveis de influírem sobre a vida biológica, social ou cultural de um indivíduo ou grupo. 3. Intermediário. 4. O que dá passagem ou serventia, ou serve de comunicação. 5. Plano, partido ou expediente que se adota para conseguir um fim. 6. Segundo e terceiro termos de uma proporção. S. m. pl. 1. Bens de fortuna; haveres, recursos pecuniários. 2. Poder natural de uma pessoa, na ordem física ou intelectual.

    Forma-se então nosso meio politico.

    Ambiente:
    Que envolve os corpos por todos os lados. S. m. 1. Aquilo que cerca os seres vivos ou as coisas

    Somos cercados por ambientes difusos; hora contaminado, ora descontaminante. Sempre deoendente da sua genesis.

  5. o meio ambiente deve sim ser preservado pois nao e dever meu nem seu e sim dever de todos nos cuidar do meio ambiente. precisamoos cuidar pois ele e meu e seu , pois precisamos dele para viver. larissa e por todos do projeto ecoaçao.

  6. shaiane disse:

    O MEIO AMBIENTE CONTRIBUINDO PARA O ADOECIMENTO DA POPULAÇÃO!!

  7. Yeda Barros disse:

    Biblicamente falando, o meio ambiente foi criado por Deus e delegado ao homem a função de estar no meio e cuidar deste.
    A bíblia nos relata que:”Então o Deus eterno pôs o homem no jardim do Édem, para cuidar dele e nele fazer plantações”
    gênesis 2;15
    É evidente que se o homem não for mordomo da criação de Deus, um dia ela acabará,pois tudo aquilo que o homem semear,isso também ceifará!
    Portanto devemos agir como bons mordomos e preservar a nossa natureza, começando pelos pequeninos que estão formando seus conceitos e de uma maneira lúdica e prazerosa formarão assim bons hábitos!!!

  8. diego disse:

    Ola gostaria de colocar na minha monografia uma citação que peguei no site só que na citação de voces não tem bibliografia gostaria que me passase a referencia de (EMÍDIO, 2006, p.127). preciso tambem da editora, espero um breve retorno, abraço.

  9. ***Esmer@ld@_J@DE*** disse:

    Achei muito bom viu,você fala muito bem sobre o conceito e a definição do meio-ambiente,e gostei do site,voltarei outras vezes para visitar,goste muito,está nota 10,valeu.

  10. carliana disse:

    não destrua as árvores para não ficar sem oxigenio

  11. italo disse:

    O meio ambiente é de todos nós.Estamos vendo hoje o nosso meio ambiente todo poluido,então eu pergunto de quem é a culpa?minha?sua?não!é de todos nós,pois o meio ambiente que se vê hoje é o resultado de nossas ações.Por isso,preserve o nosso planata,ainda dá tempo.

  12. beatriz disse:

    oi, meu nome é beatriz. tenho que fazer um trabalho de escola! e presiso de ajuda. vcs podem me ajudar? quero saber tudo do meio anbiente! me manda po e-mail algumas coisas, assim vcs vão me ajudar muito! até minha mãe não está conseguindo me ajudar. tenho que apresentar para todos os meus colegas de classe. tenho muita vergonho pois sou muito timida. tenho medo do meu trabalho ficar feio e não ter nada aver sobre o assunto! me ajudem em oque puderem! me respondem por favor!!! beijos me ajudem conto com vcs.

  13. Beatriz,

    Saber tudo é impossivel, não devemos ter vergonha por não saber algo.
    tudo bem de uma olhadinha nos links que colocamos no site e no material para dowlond,vc não diz qualo o curso que esta fazendo, seria interesante vc visitar uma biblioteca ela também é uma fonte de conhecimento.
    Obrigada pelo comentário.
    Um abraço

  14. Juliano Tristão disse:

    Penso que, Meio Ambiente é: É o conjunto de elementos sociais, culturais e ecológicos que integram o indivíduo ou uma população ao meio em que vivem.

  15. Jonas de Oliveira Lima disse:

    É lamentável que às nações mais ricas do mundo como por exemplo às nações do grupo G8 não conseguém conciliar um crescimneto sustentável ocasionando danos irreversiveis ao meio ambiênte e consequentemente comprometendo o futuro da raça humana.

  16. evangelina disse:

    Ana Marina, por gentileza, preciso da bibliografia do texto mencionado do EMÍDIO, 2006, p.127. Estou fazendo uma monografia e gostaria de citá-lo, fazendo referência ao seu texto.
    Obrigada. Evangelina

  17. LILIANE disse:

    OLÁ.DIFERENCIAR E.AMBIENTAL DE MEIO AMBIENTE .exemplificando cada um.pois,muitos defini como um único conceito.

  18. Cristine Carboni disse:

    Ana Marina, por gentileza, preciso da bibliografia do texto mencionado do EMÍDIO, 2006, p.127. Estou fazendo uma monografia e gostaria de citá-lo, fazendo referência ao seu texto.
    Obrigada.

  19. vou defender o trabalho conclusão decurso cujo tema é:comoensinar educação ambiental no 4ano das series iniciais, estou precisando de material para pesquisa

  20. Catia disse:

    Boa tarde.
    estou cursando o primeiro período em Gestão Ambiental e pesquisando sobre a importancia da matemática para o meio ambiente utilizei os comentários da Ana Marina Martins de Lima, me abriram os olhos. Estou me identificando bastante com este curso e pretendo trabalhar diretamente na área.
    Ana um abraço.

    Cátia

  21. Rilson disse:

    Ana Marina, por gentileza, preciso da bibliografia do texto mencionado do EMÍDIO, 2006, p.127. Estou fazendo uma monografia e gostaria de citá-lo, fazendo referência ao seu texto.

    Obrigado.

  22. SOCORRO ROCHA disse:

    ola!

    parabéns o conceito do meio ambiente foi muito bem explorado e entendido.
    gostei muito
    socorro rocha
    assist. social

  23. paulo disse:

    Oi! Estudo Eng.Ambiental.Tudo em nossa vida existe um pouco de calculo,medidas.A matemática é uma parte exata do que fazemos e existe uma consequência.
    Boa sorte. Abraço

  24. paulo disse:

    Bom…Gosto de tudo que fale sobre meio ambiente e estudar cada vez mais sobre o assunto é melhor ainda.

  25. ROSE MARY disse:

    “Parabéns pela rica resposta”…..concordo c/ vc plenamente,o homem está destuído tudo q DEUS criou. bjs!!!

    Rose

    10/05/09

  26. itala disse:

    Gostei muito achei importante pois nos incentiva a cuidar da natureza. nota 10

  27. CAMILA disse:

    ADOREI SEU COMENTARIO FOI OTIMO VALEU……..

  28. Sandra Maron disse:

    Não se pode transformar alguém em ambientalista, nem tão pouco fazer com que todos os grupos entendam as ações de grupos ou ONGs em prol do meio ambiente. Mas é certo dizer, a cada um de nós, que qualquer atitude positiva que tenhamos, seja reduzindo o uso de copos plásticos, direcionando os nossos resíduos, consumindo menos ou consumindo conscientemente, reduzindo o desperdício de alimentos, utilizando menos sacolas plásticas, mantendo a praia limpa quando a visitamos, ou quem sabe consumindo menos energia ou água… Qualquer atitude fará com que o mundo em que vivemos seja preservado para as próximas gerações.

    As últimas gerações destruíram demais o que encontraram tudo em benefício de um mundo mais “avançado”, porém não resolveu problemas básicos como a questão da sustentabilidade. Existem milhares que pessoas fragilizadas por conviverem em ambientes inóspitos, que as farão migrar para regiões habitáveis… Os problemas ambientais relacionados ao aquecimento global estão em nossas tv´s todos os dias.

    Precisamos por ordem na casa, reconstruir o que destruímos. Precisamos preservar o que está intacto. Se não fizermos algo, as cenas de um planeta degradado e inabitável vão ser reais. Essa imagem não é negativista, ao contrário é apenas sinalizadora de um futuro sem abundância. Diferente da flexibilidade da economia, o meio ambiente demanda tempo para ser restituído, uma arvore frondosa depende de anos para isso, uma nascente destruída corresponderá a muitos quilômetros de rios que desaparecerão… Não se vive sem água potável. Por mais que se pense em uma economia dinâmica, o cuidado com atividades como o extrativismo, ou com exploração, devem ser levados em conta. A ânsia não pode sobrepor o zelo. De nada adiantarão multa de órgãos competentes que se perpetuam em gavetas… isso não tem diminuído a destruição… Pensem… Se houver conscientização, as multas se farão desnecessárias. O problema da degradação é cultural. Precisamos criar um contingente de indivíduos responsáveis e zeladores.

    Não há progresso sem consciência. Eleonor Roosevelt disse: “A justiça não consiste em ser neutro entre o certo e o errado, mas em descobrir o certo e sustentá-lo, onde quer que ele se encontre, contra o errado”.

  29. FRANCISCO RODRIGUES DE FREITAS FILHO disse:

    MEIO AMBIENTE É O MEU HABITAT É A MINHA EVOLUÇÃO GENÉTICA, POR ISSO PRECISO AMA-LO E PRESERVA-LO

  30. albetania disse:

    Precisamos por ordem na casa, reconstruir o que destruímos. Precisamos preservar o que está intacto. Se não fizermos algo, as cenas de um planeta degradado e inabitável vão ser reais. Essa imagem não é negativista, ao contrário é apenas sinalizadora de um futuro sem abundância. Diferente da flexibilidade da economia, o meio ambiente demanda tempo para ser restituído, uma arvore frondosa depende de anos para isso, uma nascente destruída corresponderá a muitos quilômetros de rios que desaparecerão… Não se vive sem água potável. Por mais que se pense em uma economia dinâmica, o cuidado com atividades como o extrativismo, ou com exploração, devem ser levados em conta. A ânsia não pode sobrepor o zelo. De nada adiantarão multa de órgãos competentes que se perpetuam em gavetas… isso não tem diminuído a destruição… Pensem… Se houver conscientização, as multas se farão desnecessárias. O problema da degradação é cultural. Precisamos criar um

  31. albetania disse:

    às 14:47
    Não se pode transformar alguém em ambientalista, nem tão pouco fazer com que todos os grupos entendam as ações de grupos ou ONGs em prol do meio ambiente. Mas é certo dizer, a cada um de nós, que qualquer atitude positiva que tenhamos, seja reduzindo o uso de copos plásticos, direcionando os nossos resíduos, consumindo menos ou consumindo conscientemente, reduzindo o desperdício de alimentos, utilizando menos sacolas plásticas, mantendo a praia limpa quando a visitamos, ou quem sabe consumindo menos energia ou água… Qualquer atitude fará com que o mundo em que vivemos seja preservado para as próximas gerações.

    As últimas gerações destruíram demais o que encontraram tudo em benefício de um mundo mais “avançado”, porém não resolveu problemas básicos como a questão da sustentabilidade. Existem milhares que pessoas fragilizadas por conviverem em ambientes inóspitos, que as farão migrar para regiões habitáveis… Os problemas ambientais relacionados ao aquecimento global estão em nossas tv´s todos os dias.
    beijos e obrigado

  32. Vanessa Rosa disse:

    Ola gostaria de colocar na minha monografia uma citação que peguei no site só que na citação de voces não tem bibliografia gostaria que me passase a referencia de (EMÍDIO, 2006, p.127). preciso tambem da editora, espero um breve retorno, abraço.

  33. ALine disse:

    Também gostaria de colocar a referênca da citação feita pelo EMÍDIO…Se possível, teria como me passar? Grata!

  34. Fernando Santiago disse:

    Saldações Ilmo(a) A. Funame.

    Eu li seu comentário sobre meio Ambiente e fiquei fascinado “pela sua Ótica”. Eu sou professor de Biologia e Ciências nas escolas de ensino fundamental e médio na cidade de Anápolis-GO e gostaria de poder conversar com voce. Acho que voce me ajudaria e muito a Enriquecer o conteúdo que eu ministro em sala de Aula. Desde já agradeço a atenção dispensada.
    Atenciosamente:

    Prof. Fernando Santiago.

  35. marcos alves disse:

    gostei muito da definição sobre o meio ambiente. Estou cursando posgraduação em gestão ambiental.
    UCAM,RJ

  36. Leila disse:

    Olá Ana Marina!!! Adorei seu texto e gostaria de receber algumas referências de autores que falem sobre o meio ambiente, pois estou fazendo minha monografia que tem como tema A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ZONA RURAL, e toda e qualquer sugestão será bem vinda!!!

    Um abraço e parabéns!

  37. Pingback: SISTEMAS DE GESTÃO » A relação entre o meio ambiente e a poluição eleitoral

  38. priscila disse:

    olá ana maria, achei maravilhoso o que voce escreveu. estou fazendo meu tcc e preciso da referenrencia da citação que voce pôs no texto (EMÍDIO, 2006, p.127).
    adoraria que voce me ajudasse!

    um abraço e parabéns!

  39. sergio disse:

    Estou cursando Técnico em Segurança do Trabalho – SENAC SJ do Rio Preto-SP e Meio Ambiente tem tudo haver com o curso, e gostaria de receber algumas referencias sobre Meio Ambiente. Um abraço e parabens

  40. RAPHAELLA ITACARÉ BA disse:

    pois bem muito legal isso + parece que o homem cada dia que passa o homem se esqueçe disso tudo , pois o nosso ambiente cada minuto que passa é explorado deixando cada vez + de ser sustentavel

  41. Kristy disse:

    Amigos do meio ambiente, bom dia, eu gostaria muito de saber o historial do meio ambiente, quando como a ser implementado e quando do seu surgimento? Obrigada

  42. lorena disse:

    eu acho muito ruim,fica prejudicando o ambiente

  43. Ivanete Coimbra disse:

    Bom dia, para mim está sendo altamente gratificante poder aprender mais sobre “MEIO AMBIENTE”através do Conceito de Ana e das respostas dada pelos participantes. Sou professora de alguns instituições privadas nível superior e por incrível que pareça fui chamada para ministrar no curso técnico a disciplina Meio Ambiente com carga horária de 20/a. A princípio fiquei com receio, mas aceitei o desafio e estou correndo atrás para ampliar o meu conhecimento acerca desse tema tão polêmica e que precisa sim ser urgentemente inserido em todas as camadas sociais. Foi um prazer.
    Professora, especialista Ivanete Coimbra.

  44. Evanete Andrade Cruz disse:

    Ana Marina, adorei a sua matéria, e gostaria de saber se teria como vc me enviar a bibliografia do texto mencionado do EMIDIO, 2006, pág.127, estou fazendo um artigo, e gostaria de cita-ló, fazendo referências ao seu texto. Grata.

  45. Lívia Barbosa disse:

    Vejo como é interessante o assunto meio ambiente e ao mesmo tempo muitas pessoas ainda se interessam pelo mesmo.. Assim como alguns vim a proucura de algo para escrever em minha monografia, e que bom que as idéias que voces tem em relaçao ao meio ambiente estao me ajudando! Porém nao podemos só discutir o que devemos e o que nao devemos fazer para tentar “salvar” o planeta, e sim por em prática!
    Um grande abraço, e espero que me ajudem mais…

  46. Jordão de Almeida Joaquim Tuhra disse:

    ambiente é todo o meio em que os seres vivos podem viver intergindo entre si. É onde o homem eoutros seres cohabitam uns servindo aos outros numa cadeia de alimentação em que tem predadores dos outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s