Aberta à comunidade, palestra sobre explosões solares

O próximo evento do Ciclo de Palestras “Astronomia para Todos” abordará as intensas explosões que ocorrem na superfície do Sol. Ministrada pelo Dr. Joaquim Rezende, da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a palestra é gratuita e aberta à comunidade. Será às 19 horas de quinta-feira, 30 de outubro, no auditório do IAI, localizado na sede do Instituto, em São José dos Campos (SP). 

Sob o título “Explosões Solares: O Sol está concentrando energia para 2012”, a palestra explicará as conseqüências destas explosões que produzem jatos de matéria e radiação. Embora o Sol seja bastante estável na iluminação que atinge a Terra, os movimentos interiores desta estrela produzem correntes elétricas que reforçam e alteram seus campos magnéticos, modificando periodicamente sua superfície e acumulando manchas escuras que podem terminar numa grande explosão de energia liberada. 

As temporadas de grande número de explosões se repetem a cada 11 anos, despertando neste momento a atenção dos astrônomos. “Nós passamos pelo 23º ciclo da contagem moderna de manchas e já começamos o ciclo 24. Nesta fase o campo magnético está sendo retorcido, acumulando energia para ser liberada em pequenas e grandes explosões que afetam, em muito, a atividade tecnológica moderna e a segurança de vôos na Terra”, comenta o Dr. Joaquim Rezende. “Nesta palestra, vamos falar sobre como este fenômeno se forma, como explode e por que ainda não podemos prever quando acontece”. 

Sempre na última quinta-feira do mês, a Divisão de Astrofísica do INPE promove uma palestra aberta à comunidade para falar de ciências espaciais de forma simples e didática. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (12) 3945-7277 com Sônia Moraes.

Fonte: http://www.inpe.br/index.php

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s