Com o objetivo de levantar a percepção da população brasileira sobre o quanto a pesca e o consumo dos tubarões (ou cações), ou partes deles, representam uma ameaça que está levando muitas das nossas espécies à beira da extinção, o Projeto Tubarões no Brasil (Protuba) decidiu realizar, com a ajuda de voluntários, uma Pesquisa Nacional de Comportamento e Percepção do Consumidor de Cação. Além de traçar um perfil do consumidor, e de como ele vê essa questão, a própria pesquisa e sua divulgação na mídia terão a importante função de fazer com que as pessoas percebam e reflitam sobre esse grave e silencioso problema de sustentabilidade.
Como isso acontecerá?
1º Passo: precisamos identificar um ou dois voluntários residentes no Rio de Janeiro para coordenar nacionalmente a pesquisa. O Voluntário Coordenador Nacional deverá ter disponibilidade de algumas horas diárias para trabalhar em casa e/ou no Instituto Ecológico Aqualung (nesse caso serão cobertas as despesas de transporte).
Enviar email para protuba@institutoaqualung.com.br com as seguintes informações:
Assunto: Voluntário Coordenador Nacional
No corpo do e-mail escreva:
1 – Nome completo
2 – Endereço completo
3 – Telefone de contato
4 – Formação
5 – Curriculo Resumido (3 ou 4 linhas)
6 – Período (manhã ou tarde) e tempo disponível
Nesse momento, pedimos que só enviem e-mail aqueles que se enquadram no 1º passo. Oportunamente, todos os demais passos serão divulgados e detalhados para permitir a participação de todos. Apenas para dar uma breve noção do que acontecerá depois, seguem abaixo alguns dos futuros passos.
2º Passo: após selecionar o(s) voluntário(s) para coordenação nacional, selecionaremos os voluntários coordenadores regionais (um para cada cidade representativa). Enviaremos um e-mail nesse sentido para que todos possam participar.
3º Passo: após selecionar os voluntários coordenadores regionais, serão selecionados os voluntários de campo que aplicarão o questionário da pesquisa. Mais uma vez, enviaremos um e-mail nesse sentido para que todos possam participar.
4º Passo: os voluntários selecionados receberão os arquivos via e-mail para imprimir e aplicar o questionário da pesquisa nos supermercados, peixarias, restaurantes e em outros locais. Depois de um tempo e um número de pesquisas realizadas, os voluntários reunirão os dados e farão um relatório a ser enviado por e-mail para o coordenador regional. Esse, por sua vez, fará o mesmo e enviará seu relatório para o coordenador nacional.
Acreditamos que a pesquisa terá início em março/abril de 2009. Todos que participarem da pesquisa terão seus nomes nos créditos onde a mesma for publicada ou divulgada.
Todos que se inscreveram como Voluntário do Protuba através do nosso site, e foram 885 pessoas de todo o Brasil, terão preferência no processo de seleção dos voluntários.
Marcelo Szpilman
Diretor
Projeto Tubarões no Brasil
Instituto Ecológico Aqualung