A arte de transformar papel em esculturas

 “Em minhas peças, uso uma técnica que fui desenvolvendo aos poucos,  onde me utilizo das folhas de papel sobre estrutura de arame.  São totalmente artesanais, não existem moldes.“

Foto: Arquivo pessoal da artista
Foto: Arquivo pessoal da artista

 Silvia Godoy Moreira – Natural de São Paulo /SP, é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo , já participou de vários salões e exposições, tendo recebido algumas premiações.

Trabalha com esculturas em papel e pintura a óleo.

Silvia, sempre foi apaixonada pela pintura e depois de formada em educação artística, ficou algum tempo afastada das artes, até que um dia resolveu pegar uma te e começar a pintar sem nenhuma técnica, apenas brincava com as telas irresponsavelmente, diz a artista.

Conhecendo seu  trabalho , percebemos que ela gosta de inovar, está sempre em busca de propostas diferentes, saindo totalmente do tradicional. Para isto utiliza

objetos recicláveis, tais como: anéis de lata, papelão, cds usados, arruelas e peças de computador e o resultado, são belíssimos objetos de decoração.

As esculturas de papel , a artista começou a desenvolve-las a mais de 20 anos, tudo começou com restos de arame, jornal e papel de pão, que na época eram de papel. No começo foi muito difícil, pois ainda não dominava o material, mas aos poucos, foi conseguindo as formas e assim , foi dando continuidade  a suas criações, alterando formas ,tamanhos e cores e hoje, a expressividade que Silvia consegue dar em suas esculturas, simplesmente encanta.

A ideia de trabalhar com material reciclado me agradou muito, pois acho que o homem vai acabar soterrado em seu próprio lixo,  se não encontrar maneiras adequadas de reaproveita-lo.

Regiane Basani/ Ambientedomeio.com

8 comentários em “A arte de transformar papel em esculturas

  1. Parabens Silvia, desejo que as portas do sucesso se abram pra vc, pois precisamos de gente assim, criativa e com cosciencia ecológica!!!!!!Abração!!!

    Curtir

  2. Obrigada Fábio e Rosy por suas palavras carinhosas e a Marina e Regiane, meu agradecimento especial pela oportunidade de divulgação de meu trabalho.
    Aos poucos vamos conscientizando as pessoas da importância e da necessidade da reciclagem para o ser humano e sua sobrevivência no planeta.

    Curtir

  3. Parabéns Silvia.

    Se desmembrarmos a palavra reciclar poderíamos ter algo do tipo RE-CICLAR, ou seja, retomarmos algum ciclo aparentemente terminado. Algo quase como uma espécie de ressurreição; do tornar a viver. Só por isso (que não é pouco) a reciclagem já se justificaria. Mas retomar algo que já tenha exaurido a sua utilidade primeira, e que a partir disso se tornaria um problema, e transformá-lo em arte é mais do que retomar uma utilidade perdida. Sim, pois a arte nos recicla; perdidos que estamos em meio a rotinas utilitaristas que por vêzes nos fazem esquecer nossos conteúdos verdadeiramente humanos. Parabéns Silvia pela tua arte.

    Curtir

  4. Querida Artista Silvia Godoy:

    Quero te dizer que vi teu site com pinturas suas. Achei muito bem aplicadas as cores, pois são muito vibrantes. As suas pinturas, eu diria, a mim passaram ser muito intrigantes, com um pinceladas de mistério, olha, achei-as bem provocativas.Gostei.
    Também gostei muito do seu trabalho em papier machê, ou como diria um falecido colega nosso de ofício, Serafim Gonzalez, que gostava muito da técnica, “papier colé”.
    Seu trabalho tem muita emoção, isso é muito e é tudo.

    Curtir

  5. Em primeiro lugar parabens pelo trabalho apresentado. Sou artista plastico a trinta e cinco anos, pinto bordo chuleio e faço crochet(brincadeira) faço pintura em acrilico, mas depois que descobri o papel me apaixonei, sou autodidata e trabalho papel a mais de vinte anos. Vamos trocar figurinhas.
    Abraço, Massuci.

    Curtir

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s