Mudando conceitos

Por: Ana Marina Martins de Lima/ AmbientedoMeio

 Mudar conceitos trata-se de uma evolução do pensamento e do comportamento social.

Chuvas e LixoA necessidade de se manter no mercado tem levado várias empresas a se qualificarem como sustentáveis, sejam por meio de credenciamento  e certificações  ou por promoção e participação em eventos considerados sustentáveis.

Neste imenso mercado de oportunidades foram abertos novos cursos de Pós graduação, MBA e graduações, mas será que estes profissionais estão de fato preparados para esta realidade.

Sou formada em Ciências Biológicas e especialista em Gestão Ambiental e penso que todos os profissionais das diversas podem e devem contribuir para sustentabilidade do Planeta e se possível ter um gestor para coordenar o processo.

A Sustentabilidade não deve ser vista somente sobre a ótica do preservar para gerações futuras, hoje vemos que a previsão de aumento da temperatura para o Planeta, os cenários realizados pelos cientistas do mundo todo já esta acontecendo. Uma forma fácil de entender tudo isso foi a nossa realidade desde dezembro, as alterações do Clima não fazem mais parte de projetos ou talvez previsões. Enchentes pelo mundo, São Paulo uma metrópole evoluída não resistiu e a situação deixou clara que a cidade não é tão evoluída assim.

Precisamos de Gestores que orientem os nossos tomadores de decisões, por exemplo, a construção de lixeiras fixas ao invés da disposição de “lixos” nas ruas poderia ser uma alternativa mais barata, ou a colocação de caçambas, grandes recipientes moveis indicando a disposição de resíduos “secos” e “molhados” já facilitaria bastante na ora do descarte final.

Educar é responsabilidade de todos, ser educado é necessário para nossa sobrevivência, outro dia vi uma moça em um carro preto maravilhoso jogando um chiclete pela janela o tal do chiclete era verde e grudou na porta do seu carro importado… queria estar com a camera na mão…é preciso praticar as Leis da Educação, respeitar culturas e raças, mas sobretudo dar uma boa educação para nosso povo.

A Saúde enfim simples entender a “dengue” deixou de existir frente à “gripe suína”, apenas ficou em segundo plano… a nossa Vigilância tem que ser constante, já conhecemos o ciclo da doença, precisamos evitar a proliferação de mais mosquitos, simples atitudes, algo que observamos em uma janela e que nas campanhas não é falado, a água da chuva que se acumula em sua janela pode proliferar os mosquitos, a ordem é secar tudo checar cada espaço. Um grande problema coletivo mais uma vez detectado em São Paulo é o descarte de Pneus, temos que sentar achar uma solução imediata.

Necessitamos de bom senso colocarmos nosso conhecimento em prática em todas as estâncias, a realidade não pode ser utilizada somente como plataforma política, sabemos que nossos políticos pouco fizeram pela preservação de nossas cidades. Projetos que envolvem as questões ambientais são vetados ou não entram nas pautas. Mudar a Legislação em vez de respeita-lá.

O novo conceito para sustentabilidade é: habilidade de se sustentar, habilidade de sobreviver e não de viver neste grande caos que criamos; habilidade de uma empresa ou organização de se manter, de criar, de recriar conceitos e educar o mercado para que obtenhamos de fato a tão estimada qualidade de vida.

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s