O impacto do clima sobre moradia e enchentes

 

  “Água, Clima e Cidade”: O impacto do clima sobre moradia e enchentes

Nesta quinta- feira, dia 08 de abril, das 18h30 às 21h, no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo, contamos com a presença de todos para discutir as condições da cidade de São Paulo no enfrentamento de impactos associados a eventos climáticos, especialmente enchentes, no que diz respeito à habitação, mobilidade e gestão de recursos hídricos.

Nestes últimos meses a cidade São Paulo enfrentou um regime de chuvas diferenciado dos últimos anos. Mesmo que associados a variabilidades climáticas, os impactos apontam a necessidade de se rever formas e planos de uso e ocupação do território metropolitano. Os relatórios científicos sobre mudanças climáticas apontam para o que chamamos de eventos extremos, ou seja, a mudança climática exacerba a variabilidade climática, com ocorrências de situações climáticas nunca vistas.

Ainda não é possível afirmar que o vivido no final do ano passado e início deste ano sejam provocados pelas mudanças climáticas, mas é fundamental discutirmos”, afirma o cientista Carlos Nobre.

Atualmente o Brasil aparece como o quinto país mais populoso do mundo, ficando atrás da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. A maior parte de nossa população está nos centros urbanos, mais de 80%. As consequências mais devastadoras dos fenômenos ambientais extremos ocorrem nos centros urbanos, demonstrando a grande vulnerabilidade social a que estamos submetidos.

Será necessário um grande processo de adaptação, ou seja, prepararmos a infraestrutura de nossas cidades e as políticas de nossa sociedade para lidar com as consequências de novas dinâmicas climáticas. Deste modo, precisamos agilizar este processo político que necessita de instrumentos como: um novo olhar para o zoneamento territorial, um código de obras adequado, uma defesa civil que responda os desafios enfrentados e a eficiência na conservação e no uso da água.

Por tudo isso, o Vitae Civilis e o GT de Meio Ambiente do Movimento Nossa São Paulo entendem como urgentes a busca e o acúmulo de conhecimento nos fatos apresentados aqui.

 Com este evento, esperamos os seguintes resultados:

·       Fortalecimento/ampliação das redes sociais ligadas ao tema.

·       Identificação de potenciais atividades/grupos.

·       Calendário de encontros para discussão/atualização coletiva no tema.

·       Estabelecimento de juízo e conhecimento na temática de mudanças climáticas nos centros urbanos.

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s