Enviado por: Oded Grajew
*Coordenador geral do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo
Edição: Ana Marina Martins de Lima * Ambientedomeio
Foram convidados os presidentes dos partidos políticos para se se posicionarem em relação ao tema. Na oportunidade, os representantes dos partidos serão convidados também a assumirem compromissos com uma agenda de sustentabilidade para as eleições de 2014 (carta-compromisso para governos estaduais – eleições de 2014), e se posicionarem em relação à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Plano de Metas, que tramita na Câmara dos Deputados.
Durante o evento será lançado o “Guia de uso do sistema de indicadores para a construção de observatórios”, elaborado pela equipe do Programa Cidades Sustentáveis, para auxiliar as prefeituras signatárias do programa. A proposta deste material é mostrar em uma linguagem objetiva e direta a importância dos indicadores para a administração municipal, assim como para a fiscalização e controle social das políticas públicas, além de servir de fonte de informação e conhecimento da realidade local. Com esse objetivo, este guia apresenta um passo a passo para a inclusão dos indicadores em um sistema de tecnologia que propicia a inserção de informações de dados abertos e de fácil acesso e, assim, abre a possibilidade para a criação e implantação de Observatórios Municipais. Também durante o encontro será lançado o Prêmio Cidades Sustentáveis.
O encontro integra a programação do Fórum Social Temático (FST) – Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental, que será realizado em Porto Alegre, de 23 a 26 de janeiro de 2014. O FST é um evento que ocorre dentro dos processos de articulação e mobilização do Fórum Social Mundial (FSM). Tem caráter internacional e dedica-se a aprofundar o debate e reflexão sobre algumas lutas políticas e sociais de interesse das organizações e movimentos sociais. É um espaço para formulação de propostas, para troca de experiências, de convergências de todas as organizações e movimentos, aberto para o aprofundamento das reflexões e debates sobre novas formas de construção de um “Outro mundo possível”.
Programação:
Abertura: Oded Grajew (coordenador geral do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo), Jorge Abrahão (presidente do Instituto Ethos), Sebastião Melo (Vice-prefeito de Porto Alegre, representando o Prefeito José Fortunati) e representante da Frente Nacional de Prefeitos.
Palestra: Sustentabilidade e as eleições de 2014 – André Trigueiro
Manifestações dos partidos políticos como moderação de Milton Jung
Foram confirmados os seguintes representantes:
PSDB – Luiz Paulo Vellozo Lucas (ex-deputado federal, ex-prefeito de Vitória/ES e diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Teotônio Vilela);
PDT – Carlos Eduardo Vieira da Cunha (1º Vice-presidente do partido e deputado federal/RS);
PT – Olívio Dutra (ex-governador do Rio Grande do Sul e membro da Executiva Nacional);
DEM – Onyx Lorenzoni (deputado federal/RS);
PSOL – Edmilson Rodrigues (deputado estadual/PA e ex-prefeito de Belém);
PTB – a confirmar o nome do representante;
PCdoB – Manuela D’Avila (deputada federal/RS e líder do partido na Câmara dos Deputados);
Rede Sustentabilidade – João Paulo Capobianco (membro da Comissão Nacional Provisória);
PMDB – Osmar Terra (deputado federal/RS);
PPS – Arnaldo Jordy (deputado federal/PA e membro da Executiva Nacional);
Solidariedade – Claudio Janta (vereador, presidente estadual do Solidariedade e membro da Executiva Nacional)
Importante: é necessário confirmar presença com Zuleica Goulart – zuleica@isps.org.br
Mais informações:
A Mesa de Diálogo será realizada no dia 24 de janeiro, sexta-feira, das 14h às 18h, no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101 – Porto Alegre).
Histórico da PEC: http://nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/relatorio-tramitacao.pdf
Sobre o fórum: http://www.forumsocialportoalegre.org.br/