Curso: Miradas sobre a América Latina

em

Por: Memorial da América Latina

Celebra parceria entre o Memorial da América Latina e o PROLAM, da Universidade de São Paulo

O Memorial da América Latina e o Prolam- Programa de Pós Graduação Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo realizarão em setembro, outubro, novembro e início de dezembro o curso de difusão cultural “Miradas sobre a América Latina – Primeiro ciclo sobre Cultura e Educação”. Celebra-se com essa atividade cultural uma importante parceria acadêmica entre o programa de Pós Graduação Integração da América Latina, da USP e o CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, do Memorial da América Latina. pelas professoras Lisbeth Rebollo Gonçalves- coordenadora do Prolam- e Marilene Proença, do Instituto de Psicologia da Usp/Prolam, o curso contará com a presença de especialistas em vários temas da América Latina, ligados ao Programa e propiciarão reflexões decorrentes das pesquisas que professores, doutores e pós-doutores desenvolveram durante os cursos no PROLAM, algumas delas baseadas em estudos comparativos entre aspectos do Brasil e de outro país latino-americano.

Serão dez aulas ministradas semanalmente por professores da USP e pesquisadores titulados pelo PROLAM, a partir de 13 de setembro, quinta-feira, totalizando 30 horas/aula, com certificação.

O curso “Miradas sobre a América Latina – Primeiro ciclo sobre Cultura e Educação” é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, do Memorial, e tem como propósito fomentar a pesquisa, o conhecimento, a reflexão e o diálogo sobre a nossa região além de atender a um propósito antigo do Prolam, instituição que completará 30 anos em 2019, de difundir a produção acadêmica do Programa à comunidade interessada. O Prolam é um dos núcleos de estudos latino americanos mais representativos da área acadêmica do Brasil. É um programa multidisciplinar e formado por várias unidades da Universidade de São Paulo. Possui linhas diversificadas de pesquisa conseguindo nessas três décadas formar perto de 500 profissionais especialistas, entre mestres e doutores, com estudos dedicados à América Latina e Caribe.

curso america latina

Cronograma de Aulas

13 de setembro, quinta-feira, 18h – 21h – Aula de abertura: Educação e Escolarização na América Latina: avanços e impasses. – Profa. Dra. Marilene Proença -Diretora do Instituto de Psicologia e pesquisadora do PROLAM/USP

20 de setembro, quinta-feira, 18h – 21h – A Integração dos países constituintes do Mercosul por meio da educação superior universitária: perspectiva histórico-cultural – Profa. Dra. Rita de Cássia Marques Lima de Castro.

27 de setembro, quinta-feira, 18h – 21h –A educação escolar nos programas sociais de combate à pobreza no Brasil e na Venezuela: (re) produção ou incipiente superação do fracasso escolar – Doutoranda Gisele Cardoso Costa

4 de outubro, quinta-feira, 18h – 21h –Brasil e Cuba: um estudo comparado sobre políticas públicas de educação básica. – Profa. Dra. Alayde Maria Pinto Digiovanni

11 de outubro, quinta-feira, 18h – 21h – Missão Cultural brasileira no Uruguai: a construção de um modelo de diplomacia cultural do Brasil na América Latina. –  Profa. Dra. Maria Margarida Cintra Nepomuceno.

18 de outubro, quinta-feira, 18h – 21h –O movimento abstrato como fluxo universal: a crítica de Antonio Bento e Romero Brest –  Profa. Dra. Araceli Barros da Silva Jellmayer Bedtche.

25 de outubro, quinta-feira, 18h – 21h – O Pensamento da Crítica de Arte e a Realidade Latino-americana – Profa. Dra. Cláudia Fazzolari.

8 de novembro, quinta-feira, 18h – 21h – Instabilidades recorrentes da TV Pública- estudo de caso: Brasil e Colombia. Profa. Dra. Liana Maria Milanez Pereira.

29 de novembro, quinta-feira, 18h – 21h- Tempo, Utopia e Arte no movimento Cultura Viva comunitária da América Latina –  Profa. Dra. Iara Machado.

6 de dezembro, quinta-feira, 18h – 21h – Aula de Encerramento –Literatura, Economia e Sociedade Latino-americana – Prof. Dr. Marcio Bobik Braga

Sobre as inscrições:

As inscrições estão abertas e custarão R$ 50,00. Professores da rede pública tem gratuidade. Para se inscrever é necessário mandar um e-mail para cursos@memorial.org.br, com a cópia do depósito (Fundação Memorial da América Latina, CNPJ:61.571.923/0001-98, Banco do Brasil, conta corrente 8590-1, agência 1897-X), ou comprovante da profissão de docente público e dados pessoais (Nome completo, numero documento de Identidade (RG) e numero de telefone). As vagas são limitadas (140).

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s