Corinthians abraça campanha de prevenção à hipertensão arterial

Por: ASCOM/SMS

Em celebração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado em 26 de abril, o projeto Cuidando do seu Coração alerta para os cuidados com a hipertensão na Arena Corinthians

No jogo do dia 1º de maio, funcionários das Unidades Básicas de Saúde UBS) da região de Itaquera vão entrar no gramado da Arena Corinthians. O objetivo é chamar atenção para a prevenção e o combate à hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, doença crônica mais comum na população adulta e idosa em São Paulo, no Brasil e no mundo. O alerta é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Esporte Clube Corinthians por meio do projeto Cuidando do seu Coração.

Os profissionais da saúde portarão uma faixa com mensagem de conscientização sobre a importância de medir a pressão arterial. Os telões do estádio vão exibir vídeo com mensagens da campanha, de orientação à saúde e sobre a importância do combate à pressão alta.

Dados do Inquérito de Saúde (ISA Capital 2015) mostram que 23% das pessoas de 20 anos ou mais têm pressão arterial elevada na cidade de São Paulo. Metade dos hipertensos não sabem que têm a doença. Por ser uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas, medir a pressão regularmente e a adotar hábitos de vida saudáveis são grandes aliados para evitar doenças cardiovasculares. Hoje as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil, responsáveis por mais de 30% das mortes registradas.

Como parte da campanha, foi realizado um mutirão de aferição de pressão alta na estação de metrô Corinthians/ Itaquera na sexta-feira (26), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, pelo qual passaram quase 2 mil pessoas. Mutirões locais também estão sendo promovidos em diversas Unidades Básicas de Saúdes de Itaquera. Parceira do projeto, a escola de samba Leandro de Itaquera fez uma apresentação na praça de alimentação do Shopping Metrô Itaquera, cujo repertório contou com samba vencedor do concurso “Leandro Cuidando do Seu Coração”, promovido pela iniciativa Cuidando do seu Coração em 2018.

CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO – A campanha é parte do projeto, que representa o esforço da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e seus parceiros em combater as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), umas das diretrizes desta gestão e coerente com a chamada (call for action) feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A implementação de um modelo de gestão da “linha de cuidados do usuário hipertenso” visa reduzir significativamente os agravos e mortes decorrentes da hipertensão não tratada e não controlada. Julga-se que a única forma de combater este cenário é o esforço estruturado envolvendo parceiros e a própria comunidade.

Para o médico da área técnica da Atenção Básica à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Elko Perissinotti, com o projeto, estamos inovando na forma que abordamos a hipertensão na atenção básica. “Há melhorias na identificação dos pacientes hipertensos, na formação dos profissionais, processos, gestão de dados e mais informação para a população nas Unidades, para melhoria dos indicadores de tratamento e controle da doença na região e na cidade de São Paulo”, afirma.

A iniciativa é acelerada pela Fundação Novartis, que lidera o programa Better Hearts, Better Cities, dedicada à melhoria da saúde cardiovascular em comunidades urbanas de baixa renda, por meio de uma abordagem multissetorial, endereçando a pressão alta e seus fatores de risco em uma escala sustentável. Em São Paulo, conta com a parceria estratégica da Associação Samaritano e parcerias técnicas da Agência Tellus, Santa Marcelina, American Hearts Association e Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

Outros parceiros foram envolvidos desde 2018: Secretaria da Educação de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente; Prefeitura Regional de Itaquera; Faculdades Santa Marcelina-FASM; Agencia We; Marcio Atalla,; S.C.Corinthians, SmartFit do Shopping Itaquera; Shopping Itaquera; AMBEV; Escola de Samba Leandro de Itaquera, Slam das Minas SP; Medlevensohn; Associação Dom Bosco; Colégio Vicente Lessa.

Alguns exemplos de soluções do projeto desde 2018 em Itaquera:

– Mais de 3 mil pessoas tiveram pressão aferida em mutirões na comunidade, das quais 36% estavam com a pressão arterial alterada e receberam orientações para visitarem sua UBS de referência;

– 300 pacientes passaram a utilizar o “cartão do hipertenso”, que registra o histórico de aferições de pressão arterial na UBS e engaja o paciente no monitoramento e tratamento da doença;

– 425 profissionais de saúde capacitados em módulos técnicos e comportamentais – incluindo gerentes, farmacêuticos, enfermeiros, médicos e equipes da recepção –;

–   Desses, mais de 200 profissionais participaram de um “circuito de empatia”, no qual puderam se colocar no lugar de pacientes e realizar aferição de pressão arterial, medição de IMC, e consultar especialistas sobre aspectos ligados ao cuidado com a saúde, como o combate ao sedentarismo, alimentação saudável, qualidade do sono e gerenciamento de estresse;

–   120 conselheiros das unidades básicas foram capacitados em hipertensão arterial.

Serviço:

Campanha de prevenção à hipertensão arterial com Corinthians

Local: Arena Corinthians

Data: 1º de maio/19

Horário: 16h

Qual sua opinião sobre este tema?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s