Fungi of Antarctica: Diversity, Ecology and Biotechnological Applications, primeiro livro sobre fungos exclusivamente antárticos

em
Foto aérea do Lago Kroner na Antartica. Foto: LH Rosa

Por: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Estudo fruto de 12 anos de pesquisa na Antártica resultou na publicação Fungi of Antarctica: Diversity, Ecology and Biotechnological Applications, primeiro livro sobre fungos exclusivamente antárticos. A pesquisa integra as atividades do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A publicação foi Idealizada e organizada pelo Professor Luiz Henrique Rosa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, coordenador, desde 2013, do grupo de pesquisa do MycoAntar, que estuda a diversidade e aplicações biotecnológicas dos fungos da Antártica. Publicado pela editora suíça Springer, em inglês, o livro aborda as comunidades fúngicas encontradas em uma das regiões mais primitivas e intocadas do planeta: a Antártida.

“O livro discute a ocorrência de fungos em diferentes substratos da região, incluindo solo, água do mar, lago e sedimentos marinhos, rochas, gelo e neve, e aborda o impacto das mudanças climáticas nesses organismos, as técnicas genômicas desenvolvidas para estudá-los e como várias substâncias, como antibióticos, pigmentos e enzimas, produzidos pelos fungos antárticos podem ser utilizados na medicina, na agricultura e na indústria química”, explica o professor Luiz Rosa.

A publicação conta com a participação de co-autores de diferentes instituições brasileiras e internacionais de países como Argentina, Chile, Uruguai, EUA, Bélgica, Itália, Inglaterra e Holanda.

Faça aqui o download gratuito da publicação.

Qual sua opinião sobre este tema?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s