Ministério de Ciências e Tecnologia, Inovações e Comunicações disponibiliza consulta pública para construção da Política Nacional de Inovação

Artificial Intelligence Towards a Humanistic Aproach. Foto: Ana Lima/ Ambiente do Meio

Por: Ana Marina Martins de Lima * com informações da ASCOM/MCTIC

O Ministro de Ciências e Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Cesar Pontes anunciou nesta quinta-feira durante o Fórum Regional de IA na América Latina e Caribe a abertura da Consulta Pública para estrutura da Política nacional de Inovação

Segundo texto inicial o objetivo da consulta pública é propor subsídios para a elaboração da Política Nacional de Inovação, que coordene as ações dos diferentes atores envolvidos no processo, sejam eles estados, sociedade, universidades e empresas, com o fim de que o País siga um processo de desenvolvimento que tenha por base a inovação. O projeto é fruto do esforço do MCTIC em jogar luz sobre essa temática e aprimorar o desenho de políticas públicas correlatas. Mais ainda, o projeto reflete a necessária escuta dos atores e comunidades impactadas pelas políticas públicas e permite ao agente público abrir caminho para o aperfeiçoamento de suas ações e de sua legitimidade.

O levantamento dos dados que subsidiaram a PI foi organizado pela equipe técnica do CGEE a partir das bases oficiais do Governo Federal e de extrações e cruzamentos especiais feitos com ferramentas desenvolvidas internamente. O detalhamento metodológico dos dados utilizados encontra-se ao longo das sessões em que estes são apresentados, procurando não exaurir o leitor com detalhamentos excessivamente técnicos.

As bases conceituais e metodológicas, bem como os recortes realizados, foram discutidas e validadas nas reuniões internas do projeto, assim como nas entrevistas e grupos focais (oficinas) realizados com os diferentes atores sociais envolvidos com a temática, conforme relato adiante, e aos qual o CGEE presta seus mais sinceros agradecimentos pela disponibilidade, parceria e pela riqueza dos aprendizados compartilhados.

Acesso para Consulta Pública em: https://ibrasil.mctic.gov.br/

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s