WWF e parceiros reforçam o sistema de dados georreferenciados relacionados a disponibilidade de água no Planeta

em

Por Ana Marina Martins de Lima com informações da WWF

A WWF reforçou a base de dados de fácil acesso para monitoramento da disponibilização de por meio de dois novos sistemas:

GLoRIC

Classificação Global do Rio O GloRiC fornece um banco de dados de tipos e sub-classificações de rios para todos os alcances de rios em todo o mundo.

A versão 1.0 do GloRiC fornece uma subclassificação hidrológica, físico-climática e geomórfica, além de um tipo combinado para cada alcance de rio, resultando em um total de 127 tipos de alcance de rio. Ele também oferece um agrupamento estatístico de médias k dos alcances em 30 grupos. O conjunto de dados compreende 8,5 milhões de acessos fluviais, com um comprimento total de 35,9 milhões de km.

HydroATLAS

O HydroATLAS oferece um compêndio global de sub-bacias hidrossambientais e características de alcance de rios com resolução de 15 arc-segundos.

O HydroATLAS é um banco de dados abrangente que reúne e apresenta uma ampla variedade de atributos hidroambientais dos conjuntos de dados globais existentes de maneira consistente e organizada. O HydroATLAS é dividido em dois conjuntos de dados, BasinATLAS e RiverATLAS, que representam delineamentos de sub-bacias (polígonos) e a rede fluvial (linhas), respectivamente. O HydroATLAS oferece atributos agrupados em sete categorias: hidrologia; fisiografia; clima; cobertura e uso da terra; solos e geologia; e influências antropogênicas. Em sua primeira versão, o HydroATLAS contém 56 variáveis ​​hidroambientais, divididas em 281 atributos individuais.

Sobre o HydroSHEDS

O HydroSHEDS (dados hidrológicos e mapas baseados em derivativos de elevação SHuttle em várias escalas) fornece informações hidrográficas em um formato consistente e abrangente para aplicativos em escala regional e global. O HydroSHEDS oferece um conjunto de conjuntos de dados georreferenciados em formato raster e vetorial, incluindo redes de córregos, limites de bacias hidrográficas, direções de drenagem e camadas de dados auxiliares, como acumulações de fluxo, distâncias e informações de topologia de rios.

O objetivo do desenvolvimento do HydroSHEDS  é gerar camadas de dados importantes para apoiar análises de bacias hidrográficas regionais e globais, modelagem hidrológica e planejamento de conservação de água doce em uma qualidade, resolução e extensão que antes eram inatingíveis. As resoluções disponíveis variam de 3 arco-segundo (aproximadamente 90 metros no equador) a 5 minutos (aproximadamente 10 km no equador), com extensão quase global sem costura.O HydroSHEDS foi desenvolvido pelo Programa de Conservação Científica do World Wildlife Fund (WWF), em parceria ou colaboração com o US Geological Survey (USGS); o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT); The Nature Conservancy (TNC); Universidade McGill, Montreal, Canadá; a Universidade Nacional Australiana, Canberra, Austrália; e o Centro de Pesquisa de Sistemas Ambientais (CESR), Universidade de Kassel, Alemanha. O principal financiamento para este projeto foi fornecido ao WWF pela JohnsonDiversey, Inc. e pela Sealed e pela Sealed Air Corporation.

O sistema está disponível no site:  https://www.hydrosheds.org/

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s