Comunicação de Risco: Estratégia de Comunicação do Governo Brasileiro Sobre o Novo Coronavírus

Por: Ana Marina Martins de Lima * com informações da Rede EBC de Rádio

Foto: CDC

O governo brasileiro vem trabalhando intensamente em meios para reduzir o risco de transmissão do novo vírus, já foram realizados treinamentos para profissionais de saúde e profissionais ligados ao transporte por aviões.

Em se tratando de comunicação de risco houve um aprimoramento no dialogo com os jornalistas e todas as duvidas tem sido tiradas, muitas reportagens que foram ao ar nesta semana sejam por meio da TV ou dos rádios esclarecem a população e trouxeram uma aproximação com a realidade dos profissionais da saúde que se dedicam a auxiliar nestas questões.

Um dos pontos positivos tem sido a sensibilidade da sociedade para melhores investimentos nas áreas de pesquisas sejam em Universidade ou mesmo nos Laboratórios que apoiam o Ministério da Saúde.

Para reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus, o Ministério da Saúde lançou uma campanha publicitária. O foco da ação é nos hábitos de higiene e nas precauções sobre contato físico entre as pessoas. A campanha também esclarece dúvidas sobre os sintomas de contaminação.

A ação publicitária custou 10 milhões de reais e circula na internet e em emissoras de rádio e TV. Além disso, o ministério vai adotar, nos próximos dias, outras duas formas de se comunicar com o público por telefone celular.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, informou que uma delas será por meio do aplicativo Coronavírus SUS.

Wanderson Oliveira acrescentou que outra forma de se comunicar com o público será por meio de mensagem de texto, para quem estiver perto dos aeroportos internacionais.

O Ministério da Saúde também usa o WhatsApp para tirar dúvidas e desmentir boatos, as fake news. Se você receber alguma mensagem sobre doenças e tratamentos, pode enviar para o ministério e checar se é verdadeira. O número é (61) 99289-4640.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo publicou as seguintes orientações:

Qual sua opinião sobre este tema?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s