
Por: Ana Marina Martins de Lima
Na última semana a produção de matérias e textos sobre o Coronavírus tem tomado conta de todo o espaço mediático, aqui no Ambiente do Meio não foi diferente.
As autoridades em saúde pública também estão usando diversas formas de alertar e orientações para população: transporte público; tvs, rádios e o WhatsApp.
A grande questão é que muita gente está pegando carona no tema e realizando comunicados que não auxiliam na resolução ou no enfretamento da questão; recebi até um vídeo nesta manhã com tema de meditação para sair da “onda” do coronavírus.
O ideal para todos é utilizar os canais oficiais das secretarias de Saúde do Estado e do Ministério de Saúde.
Também ouvi comentários de várias pessoas de que nas pequenas cidades os prefeitos falam sobre o tema, mas os secretários de saúde não; seria prudente as autoridades seguirem as orientações da OPAS quanto a questão de comunicação de risco em saúde pública e verificar com que qualidade as informações estão chegando as pessoas mais humildes.
Em se tratando de áudios publicados no WhatsApp eu oriento para que verifiquem a fonte antes de reenviar; algumas informações simplesmente não agregam conhecimento ou mesmo servem para orientar sobre a questão.
SITES COM INFORMAÇÕES OFICIAIS:
Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais