Na cidade de São Paulo: Unidades Básicas de Saúde vão montar salas especiais para vacinar e proteger os idosos do coronavírus

Foto: Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

Informações da Secretaria Municipal de Saúde

Começa nesta segunda-feira, 23 de março, a Campanha de Vacinação contra a gripe (influenza H1N1) em toda a cidade de São Paulo para os grupos prioritários. A ação será dividida em três etapas. Inicialmente, serão imunizadas todas as pessoas com idade a partir dos 60 anos e profissionais da saúde. Na segunda etapa, a partir do dia 16 de abril, os professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento. A partir do dia 9 de maio a vacinação estará voltada a crianças na faixa etária dos 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas,  população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. O dia “D” de mobilização nacional de vacinação contra a Influenza será no dia 9 de maio. A campanha está prevista para seguir até o dia 22 de maio.

A influenza é uma doença infecciosa febril aguda, com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis, que pode evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte.

As doses estarão disponíveis nas 468 Unidades Básicas de Saúde da capital que montará salas especiais para atender os idosos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também organiza a vacinação extramuros e em domicílio para atender os casos prioritários, conforme identificação das Equipes de Estratégias da Família (ESF) que atuam nos territórios.

A orientação para os profissionais que farão parte da campanha é que seja feita uma triagem antes da vacinação, orientando quanto às precauções e  principalmente identificando sintomáticos respiratórios, para que seja oferecida a máscara cirúrgica e o seu atendimento seja priorizado durante a vacinação.

A vacinação contra a Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico do COVID-19, ao descartarem os outros tipos de gripe na triagem, pelo histórico vacinal.

Para saber qual a UBS mais próxima de sua residência, basta acessar o link Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/

Qual sua opinião sobre este tema?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s