
Por: Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
Nesta primeira etapa da Campanha a meta é imunizar mais de 90% dos idosos e profissionais da saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, pelo segundo dia consecutivo, a Campanha da Vacinação contra influenza ultrapassa a marca de 300 mil doses aplicadas. Nesta terça-feira (24) foram aplicadas 308.405 doses da vacina contra a influenza na capital. Ontem, segunda-feira (23), foram aplicadas 359 mil doses, que ocorre em 468 Unidades Básicas de Saúde da Capital. Nesta primeira etapa da Campanha estão sendo imunizados os idosos e profissionais da saúde. A estimativa é vacinar mais de 90% do público alvo, idosos e profissionais da saúde. A ação se estende até o dia 22 de maio.
Uma das principais estratégias desta campanha é evitar que os idosos circulem nas UBS, por isso, todas as unidades estão seguindo as orientações de evitar aglomerações com salas específicas de aplicação de vacina aos idosos, organização de um fluxo para que os idosos não fiquem em contato com outros pacientes e algumas Unidades organizaram a imunização do lado externo.
A Influenza é uma doença infecciosa febril aguda, com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis, que pode evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte. A vacinação contra a Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico do COVID-19, ao descartarem os outros tipos de gripe na triagem, pelo histórico vacinal.
Em 2018, no primeiro dia da campanha foram aplicadas 85.801 doses e em 2019, foram 22 mil doses no primeiro dia.0
A lista com os locais pode ser encontrada nesse link. Para saber qual a UBS mais próxima de sua residência, basta acessar o Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.