Censo sorológico testa cerca de 3.500 professores, alunos e servidores municipais no primeiro dia de exames

Por: ASCOM/SMS * Editado por Ana Marina Martins de Lima

© UNICEF/ Khuzaie

Ao todo, serão 777 mil pessoas testadas quanto à prevalência de anticorpos contra o coronavírus; cidade é a primeira do mundo a realizar exames para retorno das aulas presenciais

A Prefeitura de São Paulo iniciou a testagem de professores, estudantes e servidores da Rede Municipal de Ensino para identificar a prevalência de infectados pela Covid-19, numa iniciativa conjunta entre as Secretarias municipais da Saúde e da Educação. Neste primeiro dia de testes, segundo balanço parcial, foram convocadas 9.187 pessoas para testagem – tendo sido efetivamente realizadas cerca de 3.500 coletas em 88 unidades educacionais da rede municipal de ensino da capital paulista. A primeira fase da testagem, que vai até 15 de outubro, colherá material sorológico de mais de 192 mil pessoas. Ao todo, o censo testará 777 mil pessoas nas três fases do censo, mediante investimento de R$ 50 milhões na ação. A iniciativa faz de São Paulo a primeira cidade do mundo a realizar exames em massa para retorno das aulas presenciais.

A iniciativa faz de São Paulo a primeira cidade do mundo a realizar exames em massa para retorno das aulas presenciais. Os testes estão sendo realizados em alunos do 3º e 9º do Ensino Fundamental, todas as séries do Ensino Médio, educadores (com idade abaixo de 60 anos) e servidores da rede municipal de ensino. As escolas deverão seguir as normas de distanciamento social e biossegurança para evitar aglomerações de pessoas. Os testados estão sendo previamente convocados pelas escolas por e-mail, WhatsApp e contato telefônico. As unidades foram orientadas a organizarem a coleta de material para exame das 8h às 12h e 13h às 17h.

O Censo Sorológico será dividido em três fases. A primeira fase, que irá até 15 de outubro, testará 192.913 pessoas e será dividida em três etapas (primeira etapa ocorreu em 01 de outubro; segunda etapa será de 05 a 08 de outubro; terceira etapa acontecerá de 13 a 15 de outubro). As pessoas convocadas para testagem neste primeiro dia do censo que não compareceram às escolas serão remanejadas para testagem em outras datas.

As equipes de todas as 468 UBSs – Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde foram mobilizadas para fazerem as coletas das amostras de sangue nas próprias escolas da sua região. O material está sendo encaminhado para os laboratórios parceiros das UBSs – que normalmente fazem as análises laboratoriais e os testes de Covid-19 dos pacientes desses equipamentos de Saúde. As UBSs entregarão os resultados às respectivas diretorias de ensino, que serão responsáveis pelas notificações aos alunos e servidores testados. No caso dos positivados para coronavírus, por segurança, toda a sua família pode será testada, de acordo com apresentação de sintomas – e, se necessário, receberá acompanhamento médico da respectiva UBS. Nas três fases, serão testados indivíduos de todos os públicos do Censo (a divisão em fases se dá apenas por questões quantitativas).

As escolas municipais foram fechadas dia 23 de março, com a antecipação do recesso escolar. Desde essa data, as equipes reorganizaram o horário de trabalho, devido à situação de pandemia da Covid-19.

Sobre o Inquérito Epidemiológico realizado na cidade de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresentou em 17/09 os resultados da Fase 5 do Inquérito Sorológico, realizado com os moradores da capital entre os dias 25 e 27 de agosto. O mapeamento aponta que cerca de 1,64 milhão de pessoas possuem anticorpos para Covid-19 na cidade.

Na Fase 5 da pesquisa, os profissionais de Saúde visitaram 5.760 domicílios e testaram 2.226 pessoas. Nessa amostra, a taxa de prevalência da infecção por SARS-COV-2 no município ficou em 13,9 % da população analisada. Entre os que testaram positivo, 38,2 % eram assintomáticos.

Na Coordenadoria Regional de Saúde Leste, o índice de prevalência da infecção é de 19,6%; 15,1% na Sul, 12,1% na Norte, 10,6% na Sudeste e 10,3% na Centro-Oeste. Os dados apontam um aumento na prevalência na regiões Leste, Norte e Centro-Oeste, onde os casos praticamente dobraram.

Os índices de prevalência são maiores em pessoas com idade entre 18 e 34 anos (15,4%,) seguidos dos marcadores entre pessoas de 35 a 49 anos (de 14,6 %).

Em relação à escolaridade, a Fase 5 apontou que 17,2% das pessoas com teste positivo possuem ensino fundamental; 16,5% têm ensino médio; 9,8% nunca estudaram.

Os índices de prevalência também seguem maiores em pessoas das classes D e E, com 18,7%. No levantamento por raça e cor, os pretos e pardos seguem com um maior índice de prevalência, 17,4%.

A prevalência de infecção nos residentes em domicílios com um ou dois moradores mostra-se consistentemente menor do que nas outras faixas de moradores em todas as fases do estudo.

A pesquisa, nesta fase, também apontou que a prevalência nos indivíduos que estão em teletrabalho é menor (7,2%), destacando-se essa condição como fator protetivo. A adesão às medidas de distanciamento recomendadas chegou a 79,3% na Fase 5 do inquérito.

Monitoramento do COVID no esgoto

A prefeitura realiza o  Monitoramento do COVID no esgoto da cidade por meio de trabalho realizado junto a Comissão Hídrica e em parceria com CETESB e SABESP; embora não haja evidências de contaminação via esgoto a técnica utilizada é baseada em protocolo da OMS e pode auxiliar no desenvolvimento de Políticas Públicas neste sentido há necessidade de ampliar a capacidade de monitoramento microbiológico a coleta de amostras de água de mananciais e rios dada alta quantidade de contaminantes orgânicos provenientes da ação humana nestes meios para tanto será importante viabilizar a capacitação de técnicos e a construção de novos laboratório de apoio à Vigilância Epidemiológica.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s