Somos mais de 500.000 médicos e médicas trabalhando para a população brasileira. Estamos nas emergências; nas UTIs; nos Postos de Saúde; nos hospitais e nas casas dos nossos pacientes. Estamos onde o povo está a necessitar do nosso trabalho e cuidados. E a ele não faltaremos. Mas onde está o Conselho Federal de Medicina (CFM)? Onde está a entidade máxima da categoria médica no Brasil?
Até agora sabemos o endereço, mas não sabemos a sua posição frente a essa tragédia sanitária e humana que assola o Mundo e em especial o nosso País.
Que o CFM enfatize a continuidade da adoção das outras medidas de controle reconhecidas cientificamente, como distanciamento social, higiene pessoal e uso de máscaras.
Que o CFM exija das autoridades públicas as garantias de um atendimento correto e protetor para a nossa população enferma.
Que o CFM oriente a população médica brasileira quanto ao adequado comportamento ético a ser adotado nesta pandemia evitando o uso de condutas terapêuticas sem respaldo científico; bem como a disseminação de informações falsas sobre a doença, tudo no estrito cumprimento do Código de Ética Médica.
É isso que a Boa Medicina ensina. É disso que o nosso Povo necessita. É isso que precisa ser feito sem demora.
Brasil, 14 de janeiro de 2021.
Ex-Presidentes do CFM: Dr. Gabriel Wolf Oselka; Dr. Francisco Álvaro Barbosa Costa; Dr. Ivan de Araújo Moura Fé;Dr. Waldir Paiva Mesquita; Dr. Edson de Oliveira Andrade.
Ex-Conselheiros Federais: Nei Moreira;Evilázio Teubner Ferreira; Nilo Fernandes Rezende Vieira; Antônio Henrique Pedrosa Neto; Sérgio Ibiapina Ferreira Costa; Júlio Cezar Meireles; Wilson Seffair Bulbol; Genário Alves Barbosa; Gerson Zafalon Martins; Antônio Clementino da Cruz Junior; Rafael Dias Marques Nogueira; Frederico Henrique de Melo; Mauro Brandão Carneiro; Waldir Cardoso.
