Capital de São Paulo terá cinco pontos de drive-thru para vacinação de idosos


Por: ASCOM/SMS

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já vacinou até esta terça-feira (9) 277.202 pessoas contra a Covid-19. Destas, pelo menos 27.906 idosos com mais de 90 anos receberam a primeira dose da vacina. Esse número representa 85% do público esperado, que soma 32.837 idosos com mais de 90 anos.

Profissionais da Saúde

Os profissionais dos Serviços de Saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais, conforme relação contida no Informe Técnico do PNI – Programa Nacional de Imunização / Ministério da Saúde. Nesta fase da Campanha estão sendo priorizados: médicos; enfermeiros, técnicos e auxiliares; nutricionistas; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; biólogos; biomédicos e técnicos de laboratório que façam coleta de RT PCR SARS CoV2 e análise de amostra de Covid-19; farmacêuticos; odontólogos; fonoaudiólogos; psicólogos; assistentes sociais; profissionais de educação física; e médicos veterinários; colaboradores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros Especializados em Reabilitação (CER) e Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), também serão vacinados aqueles que trabalham nas Unidades de Referência à Saúde do Idoso (URSI), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Serviço de Atenção Especializada (SAE), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Ambulatório de Especialidades (AE), AMA Especialidades, Hospitais Dia (HD), Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) e Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT).

Para esse público-alvo, é necessária a apresentação do CPF, Documento do Conselho de Classe ou comprovante de profissão (certificado ou diploma) e comprovante de endereço. Os profissionais que estiverem no local de trabalho serão vacinados na própria unidade.

Idosos a partir de 85 anos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), antecipou para esta quinta-feira (11/02) o início da vacinação de idosos a partir de 85 anos (até 89 anos) nos cinco drive-thrus da capital.

A partir de sexta-feira, a vacina também será oferecida em todas as 468 UBSs do município e nos três Centros-Escolas que estão ativos desde o início da vacinação para os maiores de 90 anos.

A população estimada entre os 85 e 89 anos na cidade é composta por 89.088 pessoas. A SMS orienta que as pessoas não se antecipem ao horário de abertura dos drive-thrus para evitar desconforto desnecessário aos idosos.

Após o segundo dia de vacinação de idosos com mais de 90 anos na cidade de São Paulo, a Capital Paulista terminou com 16.360 imunizados contra a Covid-19. Para se ter uma ideia, esse número representa 50% do público esperado, que soma 32.837.

Neste sábado (6), em toda a cidade, foram 2.393 idosos a partir de 90 anos vacinados. Na sexta-feira (5), foram 12.914. Com isso, a cidade chega a 204.947 mil imunizados em toda a capital.

Idosos com dificuldades ou incapacidade de locomoção

Serão atendidos pelas equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família) e vacinados em suas casas. Nas regiões não cobertas pela ESF, o familiar ou responsável pelo idoso deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar o serviço.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, afirma que o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo na população idosa acima de 90 anos foi muito significativo. “O prefeito Bruno Covas pediu para antecipar a Campanha, pois as doses já estavam disponíveis, e sabemos que todos os idosos estavam ansiosos para esse dia.” A expectativa da administração é aplicar a 2ª dose a partir do dia 20/2. O secretário ainda acrescentou que a cidade conta com uma rede estruturada com mais de mil equipamentos de Saúde municipal, além de outros pontos montados para evitar aglomeração, e assim, acolher os idosos e usuários da maneira merecida.

A primeira remessa de vacinas recebida do Programa Nacional de Imunização permitirá imunizar todo o público-alvo da fase 1 da campanha, que contempla: os trabalhadores da linha de frente da Saúde, indígenas, quilombolas, além de idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência da rede pública e privada, e pessoas com deficiência acima de 18 anos que vivem em instituições sociais.

Na próxima terça-feira (9), começa também a vacinação dos profissionais de Saúde autônomos com idade acima de 60 anos. A campanha de imunização contra a Covid-19 na capital é realizada de acordo com a disponibilidade das remessas de doses repassadas pelo Ministério da Saúde, seguindo etapas do cronograma e públicos-alvo da Campanha de vacinação do Governo do Estado de São Paulo.

Os profissionais de saúde e auxiliares dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros Especializados em Reabilitação (CER) e Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos) também serão imunizados a partir de terça-feira.

Pontos estruturados para a imunização

Além das 468 UBSs do município, e dos cinco drive-thrus, as vacinas estarão disponíveis em três Centros-Escolas, das 7h às 19horas, nos seguintes endereços:

• Centro-Escola Barra Funda

Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283

• Centro-Escola Geraldo de Paula Souza

Av. Dr. Arnaldo, 925

• Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã

Av. Vital Brasil, 1.490

Para saber qual é a UBS mais próxima da sua residência, basta acessar o site: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/   

Consulte a lista das AMAs/UBSs Integradas que funcionam aos sábados: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/lista_ama_integrada_covid.pdf

Sistema drive-thru.

Serão disponibilizados cinco locais em que os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro, no sistema drive-thru. A SMS vai garantir a vacinação dos idosos nas 468 Unidades Básicas de Saúde em toda a capital e em quatro Centros Escola do município. A vacinação nestes locais ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Na capital, os postos de drive-thru serão montados nos seguintes locais:

1.         Praça Charles Muller – Estádio do Pacaembu (Zona Oeste)

2.         Neo Química Arena Corinthians (Zona Leste) – (Corinthians)

3.         Autódromo de Interlagos (Zona Sul) – Rua Jacinto Júlio – Portão EHN

4.         Centro de Exposições do Anhembi (Zona Norte) – Rua Olavo Fontoura – Portão 38

5.         Igreja Boas Novas, na Vila Prudente (Zona Leste) – Rua Marechal Malet, 611 – Parque da Vila Prudente

O horário de funcionamento nos drive-thrus será das 8 às 17h. Já nas UBSs, a vacinação será realizada das 7 às 19h.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, diz que o sistema drive-thru foi muito bem sucedido na campanha de vacinação contra a Influenza e que a estrutura já está em montagem. Ele afirma ainda que a remessa de vacinas recebida do Programa Nacional de Imunização permitirá imunizar todo o público-alvo da fase 1 da campanha, que contempla os trabalhadores da linha de frente da Saúde, indígenas, quilombolas, além de idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência acima dos 18, que estejam institucionalizados. Também será possível iniciar na terça-feira (11) a vacinação dos profissionais de saúde com idade acima de 60 anos.

Pré-cadastro no site “Vacina Já”

Os idosos, seus familiares, ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha pode realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site “Vacina Já” (http://www.vacinaja.sp.gov.br).  A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão.  O pré-cadastro economiza 90% no tempo de atendimento para imunização, evitando aglomeração nos locais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑