Por ASCOM do Governo do Estado de São Paulo
O governador Tarcísio de Freitas ressaltou, neste domingo (25), mobilização de esforços para combater os incêndios no interior do Estado, especialmente na região de Ribeirão Preto, uma das mais atingidas pelo fogo. Pela manhã, ele visitou o município e concedeu uma coletiva de imprensa na Base de Aviação da Polícia Militar, onde foi montado um posto avançado do Estado.
O governador explicou que foi criado um plano emergencial para ampliar a capacidade de atendimento das unidades de saúde na região de Ribeirão Preto.
“Cada Secretaria Municipal de Saúde está recebendo um link para o tele atendimento com pediatra e pneumologista que estão à disposição o tempo todo”, afirmou.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP), o pacote de ações apresentado aos 26 municípios da região prevê a ampliação dos serviços de telemedicina, com médicos do HC que ficarão disponíveis 24h por dia para orientar as equipes de saúde e encaminhar os casos mais graves para hospitais de referência.
A reorganização do fluxo e triagem rápida de pacientes se soma à medida que serão lideradas por equipes do HC, para diminuir a sobrecarga nas unidades de saúde dos municípios.
“Nosso compromisso maior é resguardar a vida das pessoas. Continuaremos adotando todas as medidas necessárias para garantir uma assistência em saúde segura e eficaz, em toda a rede pública dos municípios paulistas”, ressaltou Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde.

União de esforços
Tarcísio também fez um voo no avião KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), que auxilia no combate às chamas em Ribeirão Preto. E frisou a importância da união de esforços com municípios e o governo federal, por meio das forças armadas, para combater o fogo.
“Há um esforço concentrado de meios que envolve a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica para extinguir esses focos de incêndio. Estamos enviando ajuda humanitária para os municípios onde houve pessoas que perderam suas casas. Enviamos colchões, água e kits de higiene”, afirmou Tarcísio de Freitas.
Homem é preso acusado de causar incêndio em Batatais, interior de São Paulo
A Polícia Militar prendeu um homem de 42 anos que foi flagrado ateando fogo em uma área de mata na cidade de Batatais, região de Franca, interior do Estado. A prisão foi na manhã deste domingo (25), no bairro Central Park.
Uma equipe do 15º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I) foi acionada após denúncia de moradores que viram o criminoso. Quando os PMs chegaram o fogo já tinha começado a se alastrar. O homem tentou fugir, mas foi capturado.
O criminoso disse aos policiais que faz parte de uma facção. Ele chegou a gravar um vídeo comemorando o ato criminoso. Com ele, os policiais apreenderam uma garrafa com gasolina e um isqueiro.
Crimes em Rio Preto
Ontem (24), a Polícia Militar deteve um idoso, de 76 anos, após ele atear fogo em lixo, em uma área de mata no Jardim Maracanã, em São José do Rio Preto, na manhã deste sábado (24). O caso foi registrado no plantão da Delegacia Seccional da cidade.
Na zona sul do município, em outra ocorrência, imagens mostram um motociclista ateando fogo em uma área de mata. O vídeo chegou ao conhecimento do 1º Distrito Policial, que imediatamente passou a investigar o caso visando identificar o autor e tomar as medidas de Polícia Judiciária pertinentes.
A Polícia Civil está mobilizada para investigar todas as ocorrências de incêndio criminoso no estado, especialmente as que ocorrem nas regiões afetadas pelas queimadas.

Atuação no Estado
O Corpo de Bombeiros mobilizou um efetivo de 765 homens e mulheres, bem como 151 viaturas e seis drones para combater focos de incêndio em vegetação no Estado, juntamente com equipes da PM Rodoviária, com cerca de 550 profissionais, PM Ambiental e o Comando de Aviação da PM com Helicópteros Águia. Os trabalhos são realizados em conjunto com outros órgãos, como a Defesa Civil e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
As equipes também contam com o apoio do cidadão para informar novos focos de incêndio, por meio dos telefones 190, 193 ou 199.
