Por ONU
O Prêmio de Ação dos ODS reconhece iniciativas e indivíduos que usam a criatividade e a inovação para impulsionar o progresso em direção aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Todos os anos, um painel internacional e uma equipe de revisão técnica analisam candidaturas e nomeações de mais de 190 países e territórios para selecionar finalistas e vencedores em três categorias: Prêmio Resiliência, Prêmio Agente de Mudança e Prêmio Criatividade. Na edição de 2025, a Central Única das Favelas (CUFA), do Brasil, é uma das finalistas do Prêmio Resiliência.
“Estar entre os finalistas de uma premiação tão relevante é o reconhecimento do trabalho coletivo de milhares de lideranças e moradores de favelas no Brasil e no mundo. A CUFA é um exemplo de resiliência cotidiana, de quem transforma vulnerabilidade em potência,” afirma Marcus Vinícius Athayde, presidente da CUFA Global, que estará presente em Roma representando a organização.
O Prêmio Resiliência homenageia iniciativas que transformaram adversidade em ação diante de desafios sistêmicos, ambientais ou sociais, demonstrando inovação, perseverança e impacto. A premiação é mais do que um momento de reconhecimento – eles são um chamado global para destacar pessoas visionárias, realizadoras, agentes de mudança que estão construindo um mundo mais justo, sustentável e inclusivo.
CUFA: Das favelas do Brasil para o mundo

Em um país onde mais de 16 milhões de pessoas vivem em favelas com acesso limitado a serviços básicos, a CUFA cria soluções para a comunidade, a partir da comunidade. Desde o programa Mães da Favela — que apoiou 17 milhões de pessoas durante a pandemia da COVID-19— até a rápida ajuda humanitária após as enchentes de 2024 no Brasil, a CUFA combina resposta a emergências com empoderamento de longo prazo.
O alcance da CUFA é vasto — administrando mais de 5.000 projetos comunitários, criando milhares de empregos e levando líderes das favelas a palcos globais como o G20. Sua mensagem é clara: a favela não é um lugar de carência, mas um centro de talento, criatividade e inovação.
A Campanha da ONU de Ação dos ODS é uma iniciativa especial do secretário-geral sediada no Escritório Executivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Bonn, na Alemanha. Este ano, a cerimônia de premiação acontece no dia 29 de outubro de 2025, em Roma, na Itália.
ERVIÇO: Cerimônia de Premiação do Prêmio de Ação dos ODS “Heróis do Amanhã”
- Data: 29 de outubro de 2025 (quarta-feira)
- Horário: 12h (horário de Brasília)
- Faça o registro aqui para assistir à transmissão on-line
