Artigo enviado por:
Professor Gilberto Perez Cardoso.
Universidade Federal Fluminense.
OBRA É DESTINADA AO LEITOR JOVEM, DA CATEGORIA INFANTO-JUVENIL E PODE SER ÚTIL PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
“Operação Buraco de Minhoca” – uma aventura eletrizante que se passa entre presente e futuro – aborda a complexa questão das mudanças climáticas e suas conseqüências para o mundo, mais especificamente para o Brasil.
Utilizando fascinantes conceitos de Astrofísica e Cosmologia, e sempre de forma totalmente lúdica, a obra pretende motivar o jovem leitor a conscientizar-se da importância de seu engajamento nas questões do aquecimento global.
Sinopse:
Um buraco de minhoca pode ser a salvação do mundo!
Estamos em 2192, e o planeta Terra está praticamente destruído. A única esperança é o Projeto Arca de Noé, idealizado por um milionário chinês, que pretende fundar uma nova humanidade num planeta distante. Catorze jovens cuidadosamente preparados serão a semente dessa nova era no planeta Épsilon Eridani H, mas acontecimentos inesperados trazem algumas mudanças de planos. É aí que entra a Operação Buraco de Minhoca, uma desesperada tentativa de salvar a vida no próprio planeta Terra. Através de uma viagem ao passado utilizando a Ponte de Einstein-Rosen (vulgarmente conhecida como “buraco de minhoca” e que vem a ser um túnel do tempo cuja possibilidade teórica é amplamente aceita pelos cientistas), a protagonista Mira sai do século XXII para visitar o Brasil de 2007 e aqui acaba descobrindo que o segredo é cada um fazer a sua parte.
Diz a autora:
Agradeço ao “Ambiente do Meio” a divulgação do meu livro juvenil “Operação Buraco de Minhoca”, que nasceu de uma preocupação com o futuro que não é possível deixar de ter. Temos que seguir todos juntos nessa luta pela conscientização a respeito das mudanças climáticas, principalmente no caso dos jovens, em cujas mãos está o futuro desse nosso (ainda) lindo planeta. Beijos a todos.