Autora ganhadoradora do Prêmio Literário Jabuti: Lança obra de Ficção científica abrangendo o aquecimento global e teoria da relatividade

Artigo enviado por:
Professor Gilberto Perez Cardoso.
Universidade Federal Fluminense.
  OBRA É DESTINADA AO LEITOR JOVEM, DA CATEGORIA INFANTO-JUVENIL E PODE SER ÚTIL PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
“Operação Buraco de Minhoca” – uma aventura eletrizante que se passa entre presente e futuro – aborda a complexa questão das mudanças climáticas e suas conseqüências para o mundo, mais especificamente para o Brasil.
Utilizando fascinantes conceitos de Astrofísica e Cosmologia, e sempre de forma totalmente lúdica, a obra pretende motivar o jovem leitor a conscientizar-se da importância de seu engajamento nas questões do aquecimento global.
 Sinopse:
Um buraco de minhoca pode ser a salvação do mundo!
Estamos em 2192, e o planeta Terra está praticamente destruído. A única esperança é o Projeto Arca de Noé, idealizado por um milionário chinês, que pretende fundar uma nova humanidade num planeta distante. Catorze jovens cuidadosamente preparados serão a semente dessa nova era no planeta Épsilon Eridani H, mas acontecimentos inesperados trazem algumas mudanças de planos. É aí que entra a Operação Buraco de Minhoca, uma desesperada tentativa de salvar a vida no próprio planeta Terra. Através de uma viagem ao passado utilizando a Ponte de Einstein-Rosen (vulgarmente conhecida como “buraco de minhoca” e que vem a ser um túnel do tempo cuja possibilidade teórica é amplamente aceita pelos cientistas), a protagonista Mira sai do século XXII para visitar o Brasil de 2007 e aqui acaba descobrindo que o segredo é cada um fazer a sua parte.
Diz a autora:

“ Meu nome é Laura Bergallo, e sou escritora de livros para jovens desde 2001.
No currículo literário, ostento com orgulho o Prêmio Adolfo Aizen (2006), da União Brasileira de Escritores, e o prestigiado Prêmio Jabuti (2007), da Câmara “Operação Buraco de Minhoca” é meu nono livro, e vem de uma preocupação com o futuro que não consigo deixar de ter. E não falo do futuro próximo, tipo amanhã, ano que vem ou daqui a dez ou vinte anos. Falo de um futuro em que eu ou você não vamos mais estar por aqui, mas que tem que ser preservado para que outras pessoas possam viver depois de nós. Afinal, sou carioca e brasileira, mas antes de tudo sou terráquea. E quero que a Terra continue (se possível para sempre) a ser esse lugar incrível, de paisagens de tirar o fôlego, com essa diversidade fantástica de bichos e plantas, cada um mais interessante que o outro. E que permaneça sendo um bom planeta para se morar, uma casa acolhedora, de clima amigável e solo fértil. Vamos todos trabalhar para isso? Mira e os outros habitantes do futuro agradecem.”
Laura Bergallo
Sobre a autora:
Escritora para jovens com nove livros publicados, Laura Bergallo é também bacharel em Comunicação Social e editora de publicações médicas. Seu livro “A Criatura” recebeu o Prêmio Adolfo Aizen/2006, da União Brasileira de Escritores, como melhor livro juvenil dos anos de 2004/2005. Seu livro “Alice no espelho” ganhou o Prêmio Jabuti-2007 na categoria livro juvenil e foi selecionado para participar da 44th Bologna Children’s Book Fair 2007, a mais importante feira mundial de livros infanto-juvenis.
Obras publicadas:
Para jovens:
 Os Quatro Cantos do Mundo – Editora Shogun-Arte, 1986
Um Trem para Outro (?) Mundo – Editora Saraiva (Coleção Jabuti), 2002 Obra escolhida para o programa “Leitura em Movimento”, da Prefeitura Municipal de Petrópolis (RJ)
Tem Um Elefante no Meu Quarto – Franco Editora (Coleção Ler com Prazer), 2003
A Criatura – Edições SM (Coleção Barco a Vapor), 2005 Obra querecebeu o Prêmio Adolfo Aizen/2006, da União Brasileira de Escritores, como melhor livro juvenil de  2004 e 2005
Alice no espelho – Edições SM (Coleção Muriqui), 2006 Obra que recebeu o prestigiado Prêmio Jabuti na categoria livro juvenil Obra selecionada para a Bologna Children’s Book Fair 2007
A Câmera do Sumiço – Editora DCL, 2007
Operação Buraco de Minhoca – Editora DCL, 2008
Roteiro para televisão
Em Busca da Sombra – publicado no livro “13 Roteiros Mágicos”, organizado por Luiz Carlos Maciel – Editora Booklink, 2002n
Fonte: http://www.sbpcnet.org.br/site/home/mostra.php?cod=689
Imagem: http://www.apaginadistribuidora.com.br/pics/3823.jpg
 

2 comentários Adicione o seu

  1. Agradeço ao “Ambiente do Meio” a divulgação do meu livro juvenil “Operação Buraco de Minhoca”, que nasceu de uma preocupação com o futuro que não é possível deixar de ter. Temos que seguir todos juntos nessa luta pela conscientização a respeito das mudanças climáticas, principalmente no caso dos jovens, em cujas mãos está o futuro desse nosso (ainda) lindo planeta. Beijos a todos.

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s