AÇÕES PARA ELIMINAÇÃO DO USO E DA EMISSÃO DE MERCÚRIO

ENCONTRO REGIONAL PARA SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE AÇÕES PARA ELIMINAÇÃO DO USO E DA EMISSÃO DE MERCÚRIO

 

O evento acontecerá entre os dias: 26 e 27 de novembro no Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP, localizado na Av. Doutor Arnaldo n.º 715 – Cerqueira César – São Paulo – Capital

 Entre os objetivos do eventos estão: a circulação de informação sobre o uso e as emissões de mercúrio entre atores sociais, a articulação com o setor Vigilância Ambiental para desenvolver ações voluntárias previstas no Programa Global do Mercúrio da UNEP envolvendo ONGs e comunidades vulneráveis e a abordagem do tema visando a I Conferencia Nacional de Saúde Ambiental a ser realizada em 2010.

 

 Em 2003, O relatório da “Avaliação Global do Mercúrio” foi apresentado e discutido pelo Conselho Administrativo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e considerou que havia evidência suficiente dos impactos globais adversos causados pelo mercúrio e seus compostos para garantir uma ação internacional que buscasse reduzir os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Entre outras medidas importantes, foi decidido que ações nacionais, regionais e globais, tanto a curto como em longo prazo, deveriam ser iniciadas tão logo quanto possível para proteger a saúde humana e o meio ambiente através de medidas que reduzam ou eliminem as emissões de mercúrio e seus compostos para o meio ambiente.

 

Em 2005 o Conselho Administrativo concordou em promover as “melhores técnicas disponíveis” para reduzir as emissões de mercúrio das fábricas de substâncias químicas e outras áreas industriais, inclusive de usinas termoelétricas a carvão, de fábricas de cloro-álcalis e da poluição causada por mineração de ouro.

 

Em fevereiro de 2007, o Conselho Administrativo estabeleceu um grupo de trabalho ad hoc para examinar e avaliar as opções de ações voluntárias e novos ou existentes instrumentos legais, cujo relatório será apresentado ao Conselho Administrativo na 25ª reunião em 2009.

 

Informações: http://www.acpo.org.br/noticias.php

 

Ana Marina Martins de Lima

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s