A Educação Popular é tema no Forún Social Mundial

Segundo Vannushi: “A educação popular é um sentido especial de educação que reúne um conjunto de práticas onde os estudantes se organizam para refletir sobre questões que vão além da sua vida escolar, como a maneira de se organizar para resolver problemas e superar injustiças diversas”.

Em entrevista à Agência Brasil, a diretora de relações institucionais do Instituto Paulo Freire,  Salete Camba, declarou que o atual papel da educação popular no Brasil é garantir a formação cidadã, política e científica buscando-se superar a desigualdade existente entre quem alcança e quem não consegue chegar às universidades. A diretora também ressaltou que a preparação de novos  educadores capazes de atuar no processo de educação popular é um dos principais desafios rumo à efetivação dessa prática escolar.

Ainda de acordo com Salete Camba, a educação de jovens e adultos realizada atualmente no Brasil pelas Pastorais e outros movimentos sociais é um dos exemplos mais conhecidos de educação popular. Ela destacou a importância desse tipo de trabalho como alternativa para minimizar os índices de analfabetismo entre as regiões brasileiras.

“O que mais temos no país hoje de educação popular são os cursos de alfabetização de jovens e adultos realizados pelos movimentos sociais e entidades de classe. Com as crianças, vale ressaltar as ações de educação não-formal feitas pelas pastorais e organizações não-governamentais, por meio da promoção da cidadania. É fundamental que esses trabalhos continuem porque hoje, infelizmente, a oferta  de escolas públicas e privadas não vai dar conta de formar e de tirar nosso país do analfabetismo”

 

Fonte: Agencia Brasil

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s