Brasil: Desenvolvimento, Ciencia e Tecnologia

A Ciencia em si abrange vários estudos sendo alguns relacionados ao comportamento do homem e a relação do homem com a sociedade, sua forma de comunicar-se e interagir na sociedade e com o meio ambiente, além de abranger o estudo das vidas e do próprio meio ambiente.

Nos tempos atuais a Ciencia e a Tecnologia estão conectadas e são utilizadas na produção de bens de serviço que solucionem os problemas relacionados principalmente derivados da necessidade humana, como em questões de saúde, economia e ecologia.

Nas questões de Saúde no Brasil a Ciencia e a Tecnologia são utilizadas para o desenvolvimento de equipamentos de diagnóstico clinico, equipamentos terapêutico como prótese e curativos; além de vacinas e medicamentos para o controle, cura ou prevenção de doenças. Estas pesquisas são realizadas pelo meio acadêmico ou por entidades particulares, sendo que para acadêmico destacam-se entidades financiadoras como a FAPESP e o CNPQ.

Nas Indústrias com a questão das mudanças climáticas e crise econômica mundial a Ciencia e a Tecnologia são utilizadas, principalmente na criação de uma matriz limpa como é o caso do bioetanol, com parceria entre a indústria e pesquisadores em projetos que já deram alguns resultados positivos apresentados pelo governo brasileiro na Conferência Internacional sobre Biocombústivel realizada em São Paulo em 2008.

Há uma parceria entre a EMBRAPA e a FAPESP junto a mantenedores internacionais para a produção de combustíveis mais limpos provenientes de plantas, em 2008 aconteceu uma serie de palestras na FAPESP visando à troca de conhecimento entre os cientistas brasileiros e os cientistas provenientes de outros países.

Na área de Comunicação a Tecnologia de Informação associada aos conhecimentos da Ciência Matemática é utilizada para o desenvolvimento de bancos de dados, bibliotecas virtuais e geomapas que servem de fonte para os pesquisadores, um exemplo é a observação das queimadas do Cerrado e da Amazônia realizados em tempo real pelo INPE.

O desenvolvimento social e econômico de um pais esta relacionado à capacitação do seu povo, ou seja uma educação de qualidade associada a manutenção de Institutos de Pesquisa e Universidades trará bons resultados para o desenvolvimento Nacional em todas as suas necessidades se forem mantidas a ética e o direito de patentes a produtos que utilizam a matéria prima Nacional.

Ana Marina Martins de Lima/ AmbientedoMeio

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s