A UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) promove no dia 16 de julho, das 19h às 22h, uma mesa redonda com o objetivo de conscientizar sobre o aquecimento global e as consequencias do derretimento das geleiras para o nosso planeta. A participação é gratuita, aberta aos interessados.
O evento contará com a participação de Laura Valente de Macedo, diretora regional do ICLEI (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais), Homero Luis Santos, vice-presidente do Conselho Deliberativo do NEF – Núcleo de Estudos do Futuro e Cyro Leão, psicólogo e representante do Xamanismo na URI – Iniciativas das Religiões Unidas e conselheiro no ConPaz – Conselho Parlamentar para uma Cultura de Paz, da ALESP.
A Antártida e a Groenlândia juntas representam 99% das geleiras, que concentram mais de 70% da água doce do planeta, funcionando como uma espécie de refrigerador do clima mundial. Segundo alerta divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência das Nações Unidas, o derretimento das geleiras e das calotas polares está ocorrendo a um ritmo muito mais rápido do que o imaginado, promovendo a elevação dos oceanos a níveis além dos previstos pelo Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
O mais recente estudo [Greenland Ice Sheet surface mass-balance modelling and freshwater flux for 2007, and in a 1995-2007 perspective] da Universidade do Alasca Fairbanks, publicado na edição online da revista Hydrological Processes, indica que o derretimento do manto de gelo da Groelândia pode ser responsável por quase 25% de aumento global do mar nos últimos 13 anos. O estudo também mostra que mares já estão subindo, em média, mais de três milímetros por ano, 50% mais rápido do que a média no século 20. Qualquer aceleração do processo de degelo pode intensificar o processo de aquecimento global e ter profundo impacto sobre as mudanças climáticas no planeta, promovendo inundações nas zonas costeiras em todo o globo, alterações dos ecossistemas oceânicos e fenômenos metereológicos.