I Conferência Estadual de Cultura

 

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, o governador Alcides Rodrigues e a presidente da Agência Goiana de Cultura (Agepel), Linda Monteiro, abrem na próxima segunda-feira, dia 23, em Goiânia, a I Conferência Estadual de Cultura e o Seminário do Sistema Nacional de Cultura. Os resultados da conferência estadual serão levados à II Conferência Nacional de Cultura, marcada para o período de 11 a 14 e março de 2010, em Brasília.

Durante a solenidade de abertura dos eventos, às 8 horas, no Palácio das Esmeraldas, o Ministério da Cultura e o governo estadual, por meio da Agepel,  firmarão dois convênios. O primeiro assegurando a implantação da rede de Pontos de Cultura em Goiás. O segundo para a execução do Projeto Bastidores, destinado à  formação de  técnicos em artes cênicas e visuais.  

O Seminário

O Seminário, no San Marino Hotel (rua 5, no 1.090, S. Oeste)  vai  reunir  gestores públicos e privados, além de representantes da sociedade civil para apresentar e discutir a proposta de estruturação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). A programação se estende pelos dias 23 e 24.

Entre autoridades, técnicos do Ministério da Cultura e da Agepel, e representantes municipais, são esperados  cerca de 200 participantes. A missão dos técnicos é subsidiar os gestores e ativistas culturais para que possam implantar em seus municípios as bases do SNC.  

Conforme alerta a presidente da Agepel, Linda Monteiro, a participação dos municípios no SNC está condicionada à criação dos Conselhos Municipais de Cultura. O município que não tiver conselho ficará excluído, deixando de receber as verbas federais destinadas ao setor cultural.

Durante o seminário, vão ser também discutidas e fechadas as propostas dos grupos de trabalho do I Fórum Goiano de Cultura, realizado em abril. As propostas dos grupos de Financiamento, Interiorização, Formação e de Espaços Culturais, são o ponto de partida para a elaboração do Plano Estadual de Cultura.

I Conferência

“Pela primeira vez  nós temos a oportunidade de discutir efetivamente o setor cultural em Goiás”, afirma Linda Monteiro, referindo-se a realização da Conferência Estadual de Cultura. Os trabalhos da conferência começam efetivamente na terça-feira, dia 24,  com uma  plenária geral, onde serão apresentados os cinco eixos temáticos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Cada um dos temas será discutido em grupos específicos. Caberá aos grupos analisar as propostas levantadas pelas Conferências Municipais, selecionando, no máximo, quatro de âmbito nacional, por eixo,  para serem apresentadas na etapa final,  em Brasília. Os grupos também vão eleger as propostas de âmbito estadual que irão subsidiar as políticas regionais para a cultura.

Estarão participando da I Conferência Estadual de Cultura  os  60 municípios goianos que realizaram suas conferências, elegendo delegados e fechando propostas. E, pela  documentação encaminhada pela Agepel,  pode-se prever que os conferencistas terão muito trabalho, dado ao grande número de sugestões.

Dentro do eixo de  Produção Simbólica e Diversidade Cultural, há propostas como: a criação de unidades culturais com estrutura para divulgação, oficinas e apresentações em todo o estado e a implementação do turismo cultural. No eixo Cultura, Cidade e Cidadania, uma das sugestões é o intercâmbio  entre os municípios.  Cursos de aperfeiçoamento para produções artísticas e artesanais e a formação de agentes culturais também foram sugeridos  pelos municípios. 

A I Conferência Estadual de Cultura será encerrada às 18 horas da quarta-feira, 25, após a votação final das propostas e a escolha dos delegados para a Conferência Nacional.

 

 

 

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s