Seminário discutirá como reduzir emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira
Como reduzir as emissões de gases de efeito estufa sem deixar de atender à crescente demanda por produtos agrícolas brasileiros? Esta é umas perguntas a que cientistas, sociedade civil, setor privado, e representantes do governo tentarão responder durante o seminário: Rumo às baixas emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira.
“O Brasil é o país melhor preparado para colocar em curso um modelo de desenvolvimento agropecuário de baixas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, ao mesmo tempo, aumentar a produção”, afirma Paulo Moutinho, pesquisador do IPAM.
Já o pesquisador Daniel Nepstad (IPAM) defende que haja uma aproximação entre os setores produtivo e ambiental de modo que o país possa ter uma agenda climática que dialogue com a agenda econômica. “As conclusões do seminário serão encaminhadas para o governo para servir de subsídios para a Política Nacional de Mudanças Climáticas e a transformação dos mercados”, diz Nepstad.
Para o coordenador do GVces, Mário Monzoni, somente um diálogo aberto envolvendo toda a sociedade será capaz de gerar soluções técnicas e políticas que permitam ao setor agropecuário brasileiro conciliar produção com baixas emissões de carbono e sustentabilidade. Para ele, a adoção de critérios de responsabilidade socioambiental, a transformação de processos produtivos e a adoção de políticas de incentivo positivo são caminhos promissores,
Informações úteis: O evento será realizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV – GVCes no dia 7 de outubro em São Paulo, de 8h às 18h30, no Auditório FGV – Av. Nove de Julho, 2029. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.comunicacao.gvces.com.br.
