Emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira

Seminário discutirá como reduzir emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira

 Como reduzir as emissões de gases de efeito estufa sem deixar de atender à crescente demanda por produtos agrícolas brasileiros? Esta é umas perguntas a que cientistas, sociedade civil, setor privado, e representantes do governo tentarão responder durante o seminário: Rumo às baixas emissões de gases de efeito estufa na agropecuária brasileira.

“O Brasil é o país melhor preparado para colocar em curso um modelo de desenvolvimento agropecuário de baixas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, ao mesmo tempo, aumentar a produção”, afirma Paulo Moutinho, pesquisador do IPAM.

Já o pesquisador Daniel Nepstad (IPAM) defende que haja uma aproximação entre os setores produtivo e ambiental de modo que o país possa ter uma agenda climática que dialogue com a agenda econômica. “As conclusões do seminário serão encaminhadas para o governo para servir de subsídios para a Política Nacional de Mudanças Climáticas e a transformação dos mercados”, diz Nepstad.

 Para o coordenador do GVces, Mário Monzoni, somente um diálogo aberto envolvendo toda a sociedade será capaz de gerar soluções técnicas e políticas que permitam ao setor agropecuário brasileiro conciliar produção com baixas emissões de carbono e sustentabilidade. Para ele, a adoção de critérios de responsabilidade socioambiental, a transformação de processos produtivos e a adoção de políticas de incentivo positivo são caminhos promissores,

Informações úteis: O evento será realizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV – GVCes no dia 7 de outubro em São Paulo, de 8h às 18h30, no Auditório FGV – Av. Nove de Julho, 2029. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.comunicacao.gvces.com.br.

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s