Evento destaca a vulnerabilidade de migrantes urbanos

A ACNUR (A Agência da ONU para Refugiados ) e  a OIM  (Organização Internacional para Migrações ) promovem amanhã, 20 de junho, na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), evento paralelo para discutir as vulnerabilidades de migrantes e refugiados que vivem nas cidades.

Os chefes de três grandes organizações internacionais que lidam com este tema participarão do debate, além de funcionários de diferentes governos. Entre os painelistas estão o Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, o Diretor Geral da OIM, William Swing, a Representante Especial do Secretário Geral da ONU para Redução do Risco de Desastres, Margareta Wahlström, e a Coordenadora Executiva da Rio+20, Elizabeth Thompson.

O evento paralelo “Vulnerabilidade de Migrantes Urbanos: Desafios e Respostas”, que coincide com o Dia Mundial do Refugiado, começa às 17hs, na Sala T-6 do Pavilhão T do Riocentro – onde acontece a Rio+20. O evento é aberto a todas as delegações, jornalistas e demais participantes credenciados junto à Conferência da ONU para Desenvolvimento Sustentável.

O debate terá como foco os motivos das migrações em direção às zonas urbanas e as vulnerabilidades particulares de migrantes urbanos, incluindo refugiados e outras pessoas deslocadas. O painel de discussão ressaltará as necessidades de fortalecer os esforços de redução de riscos de desastres, especificamente aqueles relacionados a desastres naturais, degradação ambiental e mudanças climáticas. O Alto Comissário da ONU para Refugiados também divulgará as novas tendências globais sobre refúgio e deslocamentos forçados no mundo.

Segundo a organização do evento paralelo “Vulnerabilidade de Migrantes Urbanos: Desafios e Respostas” este será uma oportunidade para ressaltar as relações entre refugiados climáticos e deslocamentos forçados, uma vez que ele coincide com o Dia Mundial do Refugiado (20 de junho).

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s