Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Empreendedor Social e Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 2013

em

Enviado por: Grupo Folha de São Paulo

Candidatos podem se inscrever até 21 de abril, somente pelo site das premiações. Nesta edição, haverá Menção Honrosa para iniciativas ligadas ao Ano Internacional de Cooperação pela Água das Nações Unidas.

Seguem até 21 de abril (um domingo) as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha de S.Paulo em parceria com a Fundação Schwab — correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos —, e para a 5ª edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro.

As premiações revelam líderes de projetos socioambientais de todo o país à frente de iniciativas inovadoras para benefício direto de pessoas em situação de risco social e/ou ambiental, sejam eles consolidados ou em início de carreira. No site folha.com.br/empreendedorsocial, encontram-se formulário de inscrição, regulamentos e informações úteis.

Empreendedor Social: essa premiação é reconhecida como principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina, porque chancela e dá visibilidade a mentores de cooperativas, negócios sociais e organizações da sociedade civil. O candidato deve atuar há pelo menos três anos em iniciativas inovadoras, sustentáveis, com impacto social comprovado e potencial de influência em políticas públicas.

Respeitados esses critérios, é preciso ter mais de 18 anos e trabalhar com foco em diversas áreas, como agricultura, meio ambiente, cultura, desenvolvimento de negócios, educação e saúde, entre outras.

Em 2013, devido a uma mudança nas regras, não apenas um, mas três finalistas poderão ter acesso aos fóruns econômicos regionais e mundial, a serviços jurídicos internacionais e a bolsas de estudos em instituições como Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, e Insead, na França (veja abaixo a listagem das várias premiações).

Empreendedor Social de Futuro: para incentivar talentos emergentes e ideias recém-lançadas, o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro foi criado em 2009 e é promovido exclusivamente pelo jornal. Sua finalidade é alavancar as iniciativas de jovens empreendedores na fase mais crítica de qualquer organização: o período de um a três anos.

As condições para se inscrever no Empreendedor Social de Futuro são: ter de 18 a 35 anos; desenvolver, há no mínimo um ano e no máximo três anos, propostas inovadoras como a criação de um produto, serviço ou aplicação de tecnologias sociais (veja abaixo a listagem das várias premiações), que precisem de visibilidade e capacitação para aumentar seu impacto social.

Menção Honrosa: os finalistas das duas premiações terão como oportunidade extra em 2013 candidatar-se à categoria Menção Honrosa caso desenvolvam iniciativas ligadas à temática e aos objetivos globais de 2013, eleito o Ano Internacional de Cooperação pela Água pelas Nações Unidas. Finalistas dos prêmios de anos anteriores integrantes da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais também poderão pleitear o reconhecimento.

O escolhido receberá do Instituto Humanitare capacitação, planejamento, treinamento e suporte na busca de recursos para potencializar seu projeto, incluindo uma visita à sede da organização, em Nova York (EUA), oportunidade em que terá acesso a informações para apoio técnico.

A Menção Honrosa tem parceria com o Instituto Humanitare (organização que aproxima mídia, academia, organizações empresariais e sociedade civil da Organização das Nações Unidas), o qual formará um comitê de seleção técnica para avaliar o projeto mais alinhado à proposta.

PREMIAÇÕES

Vencedor do Empreendedor Social

•Auditoria financeira

•Assessoria jurídica

•Participação no Fórum Econômico Mundial da América Latina, com despesas de transporte e hospedagem pagas pela Fundação Schwab

•Acesso aos fóruns econômicos regionais e mundial, a serviços jurídicos internacionais e a bolsas de estudo em instituições como Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, e Insead, na França, desde que aprovado pelo Conselho da Fundação Schwab (benefício que será estendido a outros dois finalistas mais bem avaliados)

Vencedor do Empreendedor Social de Futuro

•Curso de gestão para negócios socioambientais da Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais, com passagem e hospedagem subsidiadas

•Mentoria em aceleração de comunicação com o jornalista Gilberto Dimenstein

•Assessoria jurídica especializada em Terceiro Setor

•Treinamento individualizado em gestão financeira, operacional e/ou estratégica

•Formação para desenvolvimento de negócios com impacto social

Finalistas dos dois prêmios

•Perfis publicados em caderno especial da Folha de S.Paulo

•Assessoria de imprensa

•Videodocumentário de 5 minutos

•25 fotos jornalísticas em HD do empreendedor e da organização

•Bolsas de estudo para cursos, congressos e seminários

•Networking com 35 parceiros, 57 integrantes da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais e 256 da Rede Schwab de Empreendedores Sociais

•Relatório técnico da avaliação

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s