Saúde e Copa

Por Ana Marina Martins de Lima * Ambientedomeio

Poucos se preocuparam no desenvolvimento de matérias relacionadas a este tema, a grande importância deste tema é que quando há contato de diversas etnias “ pequenos seres” como vírus e bactérias movem-se em segundos.

Quando há um aumento de população em uma determinada área há uma probabilidade de uma nova inserção de novos vírus ou bactérias.

Em viagens também podem ocorrer doenças transmitidas por meio de alimentos ou águas contaminadas, no caso de alimento o mais comum são doenças relacionadas ao mal acondicionamento do mesmo onde ocorre o aumento de bactérias e os sintomas podem ser diarreias, vômitos e também febre, por isso se faz necessária a atuação dos órgãos de vigilância epidemiológicas e sanitárias.

A Vigilância epidemiológica cabe o estudo da disseminação da doença e Vigilância Sanitária verificar qual a forma em que houve a doença, quando alimentar o alimento é direcionado para um laboratório onde é identificada a bactéria causadora da doença, facilitando-se o tratamento,

Pacientes que tem tais sintomas muitas vezes necessitam de hidratação e tratamento com antibióticos, aumentando-se assim a demanda por procura de atendimento em hospitais e postos de saúde.

Com relação a água a doença pode surgir após dias de consumo sendo ela ocasionada por vírus, bactérias ou parasitas o mais comum em sintomas são a diarreia acompanhada de febre principalmente em crianças.

Se pensarmos na relação destas doenças com o meio ambiente, já sabemos que existem doenças que predominam e determinadas áreas e dependem das alterações do clima para sua disseminação, algumas doenças podem ser evitadas com uso de vacinas, por isso a Saúde do Viajante é muito importante.

Outro fator importante para disseminação de doenças principalmente respiratórias e o aumento de passageiros em trens e metrô onde não há uma limpeza do ar condicionado, doenças como a gripe podem ser transmitidas por aerossóis, ou seja após o espirro ou tosse ela poderá ser transmitida para pessoa mais próxima se esta estiver com a imunidade baixa, comum em pessoas sob estres.

Informações sobre doenças e a Copa do Mundo podem ser encontradas no Guia de Vigilância em Saúde para Copa elaborado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo o documento está em português, inglês e espanhol e pode ser acessado no link abaixo:

 COPA14_GUIA_COMPLETO

 

 

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s