18ª Reunião Regional Americana da OIT

Por ONU

Começa hoje no Peru a 18ª Reunião Regional Americana da OIT com delegados de toda a América

A situação de trabalho numa região onde o desemprego tem diminuído, mas o deficit de trabalho decente persiste, será revisada durante a 18ª Reunião Regional Americana esta semana no Peru.

Começa hoje (13) na capital peruana a 18ª Reunião Regional Americana realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Cerca de 400 delegados de todo o continente participarão do evento, que abordará os desafios relacionados à geração de emprego e à formalização da informalidade.

Ministros do Trabalho, representantes de governos e dirigentes de organizações sindicais e empresariais da América Latina, Caribe, Canadá e Estados Unidos foram convocados para o encontro, que é realizado a cada quatro anos desde 1936, quando a OIT realizou a primeira Reunião Regional Americana.

“Os países da América Latina e do Caribe irão discutir e refletir sobre as medidas que devem ser implementadas para manter as conquistas trabalhistas dos últimos anos, especialmente se considerarmos as previsões de desaceleração do crescimento econômico”, disse a diretora regional da OIT, Elizabeth Tinoco.

A Reunião Regional acontecerá em Lima de 13 a 16 de outubro. Estão previstas as participações do Presidente do Peru, Ollanta Humala Tasso, e do diretor-geral da OIT, Guy Ryder, na cerimônia de abertura hoje à noite.

Tinoco ainda destacou que um dos temas fundamentais que serão tratados está relacionado a iniciativas para acelerar a formalização do trabalho. “Ao longo da última década, a taxa de desemprego regional caiu de forma muito notável, mas a informalidade não foi reduzida da mesma forma e ainda existem 130 milhões de pessoas empregadas nessas condições.”

Além da informalidade, outras questões importantes a serem discutidas serão o emprego juvenil, a cobertura da proteção social, o fortalecimento das instituições do mercado de trabalho e das organizações de empregadores e de trabalhadores, a necessidade de mais avanços no que diz respeito aos direitos do trabalho, a promoção de empresas sustentáveis e o desafio do diálogo social.

A programação da Reunião Regional Americana prevê a apresentação de um relatório do diretor-geral da OIT, discussões em sessões plenárias e dois diálogos sobre “Desenvolvimento sustentável com trabalho decente, produtividade e inclusão social” e “O Caminho para a Equidade: da informalidade à formalidade – Boas práticas”

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s