Conferência Internacional de Epidemiologia Ambiental

Por Vilma Reis – ABRASCO

Editado por: Ana Marina Martins de Lima – Ambientedomeio

A 27ª Conferência Anual da Sociedade Internacional de Epidemiologia Ambiental acontecerá de 30 de agosto e 3 de setembro de 2015 em São Paulo

Estão abertas as inscrições para a proposição de simpósios e submissão de trabalhos científicos 27ª Conferência Anual da Sociedade Internacional de Epidemiologia Ambiental, que acontecerá entre os dias 30 de agosto a 03 de setembro de 2015. O evento é promovido pela Sociedade Internacional de Epidemiologia Ambiental (International Society for Environmental Epidemiology – ISEE) e organizado pela Abrasco e pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

ISEE2015 vai reunir pesquisadores, acadêmicos, gestores e profissionais de saúde, a fim de promover o intercâmbio de experiências e reflexão sobre a produção científica na área. O encontro tem como objetivo promover a comunicação entre a comunidade científica, representantes do governo e membros da sociedade civil, a fim de facilitar o estabelecimento de redes de colaboração e construção de parcerias, fortalecendo a área da epidemiologia ambiental na região, e promover o desenvolvimento do conhecimento científico e metodológico capacidades para enfrentar os problemas de saúde ambiental.

O programa científico será orientado pelo tema dos determinantes sociais da saúde e como eles podem gerar desigualdades em saúde ambiental, que é de grande relevância para a saúde pública em geral e, particularmente, para a América Latina.

Portanto, o tema para a conferência de 2015 no Brasil será ” Enfrentar Ambientais Desigualdades em Saúde “. Isso pode dar origem a uma série de apresentações e discussões sobre políticas, programas ou abordagens para combater as desigualdades de saúde ambiental e as desigualdades, bem como formas eficazes para medi-la. Este tópico foi altamente colocado na agenda de muitos epidemiologistas ambientais, tanto no mundo subdesenvolvido e desenvolvido.

Além disso, a gama habitual de mais sessões de exposição e os efeitos na saúde gerais e específicos não especificamente relacionados com o tema principal também seriam incluídos. A conferência também vai incentivar simpósios e resumos sobre temas que têm sido de interesse de longa data aos membros ISEE e que normalmente são representadas nas conferências anuais. Estudos de poluição do ar, pesticidas, qualidade da água, saúde ambiental infantil, métodos epidemiológicos ambientais, mudanças climáticas globais, e da colaboração internacional em epidemiologia ambiental são temas prováveis. Assuntos de particular relevância para os participantes da região da América Latina será incentivada.

Chamada para Simpósios

Simpósios serão fóruns de 90 minutos de discussões relacionados com um tema específico de interesse da conferência. Convidamos você a apresentar uma proposta de simpósio, preenchendo o formulário de submissão on-line até 30 de Janeiro de 2015. Instruções detalhadas podem ser encontradas no site da conferência.

Programa de Mentoria para Jovens Pesquisadores

A submissão de resumos para sessão oral ou poster será aberta posteriormente, mas se você é um estudante ou jovem pesquisador (<5 anos de experiência), sugerimos você aproveitar o novo Programa de Mentoria.

Como parte do ISEE 2015, este programa está sendo lançado com o objetivo de fornecer uma oportunidade para pessoas menos experientes, recebam um “feedback” de jovens pesquisadores experientes antes de submeterem seus resumos para a conferência ISEE 2015.

O “feedback” pode estar relacionado com requisitos formais de submissão do resumo, assim como com a qualidade e interpretação da pesquisa reportada. Esperamos que este programa ajude jovens investigadores e aqueles com menos experiência a aumentarem suas chances de ter um resumo aceito para a ISEE 2015.Os candidatos que desejarem participar deste programa e receber “feedback” antes de submeterem seus resumos deverão envia-los para: mentoring.snrn.isee2015@gmail.com antes de 28 de fevereiro. Estes candidatos serão pareados com um pesquisador mais experiente da SNRN; juntos, este par pode trabalhar para melhorar a qualidade do resumo antes do seu envio para a ISEE 2015. O Programa de Aconselhamento de Jovens Pesquisadores é completamente independente do processo de avaliação e seleção de resumos para a conferência.

Datas Importantes em janeiro e fevereiro:

  • Abertura do envio de Resumos Científicos (orais/poster) – a partir de 20 de janeiro de 2015
  • Prazo para a submissão de Simpósios – 30 de janeiro de 2015
  • Envio de resumos para o Programa de Mentoria – 28 de fevereiro de 2015
  • Inscrições para a Conferencia- a partir de fevereiro 2015

Mais informações: http://www.isee2015.org/

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s