CHAMADA: Livro Intervenções urbanas na América Latina (NAPPLAC/USP)

Por Observatório das Metrópoles
O NAPPLAC FAUUSP recebe propostas de artigos para compor a publicação do livro “Práticas recentes de intervenção urbana em áreas em transformação na América Latina”, no âmbito do projeto de pesquisa “Intervenções Contemporâneas em Cidades da América Latina”. Prazo para submissão de artigos até o dia 28 de fevereiro.
CHAMADA DE ARTIGOS
Desde o final do Século XX, o paradigma da política urbana em várias cidades do mundo vem passando por uma grande reformulação, de uma visão global e integrada da cidade do planejamento urbano tradicional para uma atuação focalizada e fragmentária do planejamento estratégico. A articulação dos capitais financeiro e imobiliário, associada à desregulação urbanística e ao estabelecimento de parcerias público-privadas tem permitido o desenvolvimento de grandes projetos de intervenção urbana em diversas cidades do mundo.
As áreas em transformação, centros históricos abandonados, antigas áreas produtivas obsoletas, como distritos industriais, áreas portuárias, orlas ferroviárias, e terrenos vagos vêm dando lugar a grandes complexos imobiliários, com a construção de novos centros de negócios, comerciais e de turismo, com suas torres de escritório, shopping centers e hotéis sofisticados, centros de convenções, marinas, restaurantes e parques temáticos, com impactos sobre as comunidades instaladas e o tecido urbano do entorno.
Atualmente já existe uma reflexão crítica sobre essas intervenções, tanto no âmbito internacional como no nacional. Já surgiram também algumas iniciativas de comparação no contexto latino americano, reunindo as experiências brasileira e argentina.
Em função disso, o NAPPLAC Núcleo de Apoio à Pesquisa: Produção e Linguagem do Ambiente Construído divulga chamada de artigos para compor a publicação do livro “Práticas recentes de intervenção urbana em áreas em transformação na América Latina” no âmbito do Projeto de Pesquisa “Intervenções Contemporâneas em Cidades da América Latina”. O objetivo do livro é ampliar essa discussão, procurando compreender a lógica de proposição e implementação dessas intervenções e os seus principais resultados físico-espaciais e socioeconômicos, identificando beneficiários e perdedores com esse processo, numa análise alargada entre os diversos países latino-americanos.
A publicação será impressa pela FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) e sua versão digital será disponibilizada no site do NAPPLAC, com objetivo de incentivar a troca e o intercâmbio continental. Essa publicação segue a primeira do projeto, o livro agora em lançamento “Práticas recentes de intervenção urbana em áreas informais na América Latina”, cujo objetivo foi divulgar e analisar as experiências de intervenção nas áreas informais e assentamentos precários.

Mais informações:

https://observasp.files.wordpress.com/2015/01/chamada-de-artigos.pdf

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s