Abertura da 10ª edição do DIADESOL e lançamento Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças

Fotos e texto de Ana Marina Martins de Lima – Ambientedomeio

Material de apoio
Material de apoio da Campanha DiadeSol

Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania é também conhecido como DIADESOL das Américas, cuja expressão é de origem espanhola Dia de los Desechos Sólidos, e foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre as questões relativas aos resíduos sólidos. É uma iniciativa internacional promovida pelas seguintes instituições: Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS); Associação Caribenha de Água e Esgoto (CWWA); Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL); Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA); Organização dos Estados Americanos (OEA);  Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS) e Oficina Regional para América Latina e Caribe do Programa das nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ORPALC).  A ABES de São Paulo por meio da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos contribui com ações educacionais e o site Ambientedomeio este ano está participando na divulgação destas ações.

Ontem foram realizadas na sede as ABES-SP a abertura da décima edição do evento e o lançamento da Cartilha da Política nacional de Resíduos Sólidos para crianças, a cartilha junto á um CD de coletânea de vídeos servirão de base para sensibilização de professores com objetivo de desenvolver a prática da educação ambiental junto a seus alunos.

A abertura das atividades foi realizada pela engenheira Roseane Garcia, coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP que enfatizou a importância do voluntariado na realização e promoção do evento.

Dia de sol 2
Engenheira Roseane Garcia
diadesol 3
Engenheiro Ney Dias

O engenheiro Sebastião Ney Vaz Junior, Superintendente do SEMASA Santo André e Conselheiro da ABES-SP realizou a palestra cujo tema foi: “O Município e sua atribuição na PNRS, o que devemos fazer”, houve um debate entre os participantes convidados apoiadores e patrocinadores sobre o conteúdo da palestra. Foram questionadas formas de conseguir apoio da população no descarte de resíduos de forma a facilitar a reciclagem dos mesmos, a ação de cooperativas de catadores e a prática de ações de logística reversa. Durante a discussão foi ainda colocada à necessidade de bolsas de resíduos como alternativa para viabilizar a compra de resíduos entre municípios e empresas. Constatou-se que existem questões que devem ser mais bem estudadas pois impactam na saúde pública são elas: o descarte de resíduos da saúde proveniente de clínicas de pequeno porte e o descarte de amianto proveniente de favelas cuja origem é telhas e caixas de água.

Segundo o Engenheiro Ricardo Ribeiro: entre as ações previstas estão os concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador 2015.

Engenheiro Ricardo Ribeiro
Engenheiro Ricardo Ribeiro

O concurso de desenhos está aberto para crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, matriculadas em escolas públicas e privadas. No caso dos vídeos, para todos que queiram participar com uma produção audiovisual amadora. As crianças podem enviar seus desenhos diretamente a ABES ou através da escola, que enviará todos os desenhos dos alunos que quiserem participar, mas cada aluno deverá ter seu próprio desenho. O objetivo é que os professores incentivem os estudantes a refletir sobre o assunto. O desenho deve abordar o tema “Como você vê o Lixo do seu bairro?”, e a comissão julgadora avaliará os trabalhos e elegerá os finalistas, conforme os critérios de criatividade, originalidade, temática e mensagem. O vídeo deve ser acerca da temática de “resíduos sólidos” e os tópicos avaliados serão: criatividade, originalidade, fotografia, trilha sonora, mensagem, roteiro, edição de imagem, efeitos visuais e relevância da informação. Não é necessário se inscrever previamente. Os interessados devem enviar o desenho ou vídeo até dia 29 de setembro, pelo Correio, ou entregar pessoalmente para a sede da ABES-SP, na Rua Eugênio de Medeiros, 242, 6º andar, CEP: 05425-900 – Pinheiros – São Paulo/SP, com identificação no envelope: CONCURSO DESENHO INFANTIL – DIADESOL 2014 ou CONCURSO VÍDEO AMADOR – DIADESOL 2015 (os vídeos deverão ser entregues em formato padrão DVD-R ou vídeo-CD). A primeira fase de votação será realizada entre os dias 30 e setembro e 02 de outubro, por uma comissão julgadora composta por profissionais de diversos segmentos, designados pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP. Na segunda, os desenhos e vídeos selecionados irão para o site da ABES-SP, e estarão disponíveis para votação do público, no período de 14 a 28 de outubro. O resultado será divulgado no dia 07 de novembro, durante o evento de encerramento da campanha.

Participaram do evento de abertura representantes dos patrocinadores e apoiadores voluntários do site Ambiente do Meio; Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS); Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE); Associação Paulista Viva; Condomínio Conjunto Nacional; Fórum Lixo e Cidadania do Estado de São Paulo; Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) e do SELUR. Mais informações sobre os concursos e ações do Dia de Sol estão disponíveis na página: http://www.abes-sp.org.br/diadesol

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s